Os brasileiros Vanessa Almeida e Luis Fernando Almeida, o Neni, criaram e disponibilizaram em Londres, onde vivem há cinco anos, uma sacola pouco convencional e muito criativa. A MagBag – redução de Magazine Bag, que, em tradução livre, significa sacola-revista. De fato, é uma sacola que traz notícias. Pode ser a imagem de uma criança desaparecida ou informações sobre as green issues (questões sustentáveis). Mas tem espaço ainda para receitas vegetarianas, textos sobre animais em extinção e dicas de como comprar móveis usados e em bom estado. Na verdade, MagBag, colocada no mercado londrino no final do ano passado, é o apelido, mas já pegou. Seja como for, o nome completo da publicação é Elpis Magazine Bag, fazendo alusão à entidade grega Elpis, que representa a esperança.
Feita em papel 100% reciclável, é uma alternativa às sacolas plásticas, que também causam polêmica em Londres. “Inicialmente, queríamos criar uma revista que falasse de coisas em que acreditamos, como uma convivência mais harmônica e ética com a natureza”, conta Neni.
A ideia da sacola, impressa pela Welton – que trabalha com grandes lojas como a Primark e a Marks & Spencer –, surgiu depois. “Existem milhares de publicações gratuitas em Londres e nós começamos a pensar que mais uma não faria diferença”, diz ele.
Foi aí que surgiu a ideia de trabalhar com uma mídia alternativa. A sacola já virou até tema de reportagem em um programa de rádio da BBC. “As pessoas acabam se envolvendo com a MagBag”, explica. Além dos textos informativos, a sacola traz, apenas nas laterais, os anúncios de publicidade – frente e verso estão reservados para as notícias. Os custos de produção da primeira tiragem foram bancados inteiramente pelo casal – o lançamento ocorreu em junho do ano passado com oito mil exemplares e 18 pontos de distribuição.
Agora, na quarta edição, prevista para ser lançada neste mês de abril, o casal conta com o apoio da Ecover – multinacional especializada em produtos de limpeza ecológicos. Também cresceram a tiragem e os locais de distribuição: são 14 mil sacolas e 25 pontos, a maioria no norte de Londres, como lojas, restaurantes e hortas orgânicas.
Apesar da ótima aceitação do público e do parceiro-anunciante, Neni diz que a crise europeia não está facilitando o negócio. “Está difícil conseguir novos anunciantes. Por isso, parte dos gastos ainda sai do nosso bolso.” A boa receptividade da mídia e dos leitores, no entanto, deixa o casal animado. “Os negócios podiam ser melhores, mas isso não quer dizer que a ideia não seja boa”, acredita Neni.
“A sacola não custa nada para os clientes. A ideia é que tudo seja bancado pela publicidade e, futuramente, parte da renda seja repassada para entidades envolvidas com questões verdes.” Por enquanto, os espaços não preenchidos por propaganda abrigam anúncios gratuitos de organizações não governamentais, algumas delas com projetos, inclusive, no Brasil.
Além de fazer a sacola, Neni é editor da B, revista que circula em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, cidade natal do casal. Vanessa trabalha em uma escola preparatória para o CFA, exame de qualificação para profissionais da área financeira. Ao longo desses cinco anos na Europa, eles descobriram que “ser verde” na capital inglesa é muito mais que moda. Um grande número de serviços e lojas, voltadas para os adeptos da natureza, é a promessa de que não faltarão leitores para a MagBag, por enquanto apenas em Londres. I
Para saber mais sobre a MagBag, acesse
www.elpismag.org
Deixe um comentário