Universidade cria processador de mil núcleos que funciona com uma pilha AA

Foto: Reprodução
Chip faz uso eficiente de energia e pode rodar apenas com pilha AA. Foto: Reprodução

Se você ficou impressionado com o primeiro processador para os usuários finais de 10 núcleos, da Intel – e realmente havia muito para gostar – bom, dá uma olhada nessa novidade. 

Pesquisadores da Universidade da Califórnia criaram um novo processador com nada menos do que 1 mil núcleos CPU. E o chip é tão eficiente com o uso de energia que pode funcionar com uma única pilha AA, segundo a equipe por trás do projeto.

Isso porque os núcleos dentro do KiloCore podem ser acertados de forma independente para um clock máximo de 1.78GHz, e desabilitados (também independentemente) quando não estão sendo usados. Os núcleos também transferem dados diretamente entre eles, em vez de depender de uma cache compartilhado de memória, que é a regra nos processadores atuais. 

Dito isso, “os 1 mil processadores podem executar 115 bilhões de instruções por segundo enquanto dissipam apenas 0,7 watts”, afirmam os pesquisadores, o que torna o KiloCore cerca de 100 vezes mais eficientes quanto à energia do quem um laptop. 

Mas para que você usaria um chip com 1 mil núcleos? Para a mesma coisa que usaria qualquer outro chip moderno: processamento de vídeo, criptografia, e todos os tipos de tarefas científicas. Mas não espere ver o KiloCore nas lojas em breve.

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora​


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.