Veja 13 dicas para a Black Friday sem cair em roubadas

Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

A Black Friday 2014 começa à meia-noite dessa sexta-feira, 28/11, aqui no Brasil, quando milhares e milhares de consumidores vão correr para os computadores e aparelhos móveis para aproveitar os descontos da promoção famosa mundialmente e que começou a ser realizada em 2010 por aqui.

Apesar de estar em um momento de amadurecimento, com um maior comprometimento por parte das lojas e com maior fiscalização por órgão de proteção ao consumidor, ainda é preciso tomar muitos cuidados antes de fazer uma compra em uma data tão visada como essa.

Por isso, conversamos com a advogada Gisele Arantes, especialista em direito digital e sócia do Assis e Mendes, que listou as dicas abaixo para que você não caia em roubadas e aproveite de forma tranquila o melhor da Black Friday: os descontos verdadeiros.

1 – Contra “maquiagem de preços: é recomendado usar serviços de monitoramento para não cair nas chamadas “maquiagens de preços”. A lista inclui plug-ins e sites específicos que rastreiam os preços de produtos nos últimos 30 dias para o consumidor poder comparar com o valor promocional da Black Friday.

2 – Selo de ética: procurar nas lojas online pelo “selo de ética” da Camara e-Net. Ao pedir esse selo, a loja se compromete com uma política de ética – ou seja, de não praticar nenhum tipo de propaganda enganosa. Já são cerca de 500 sites com esse selo.

3 – Bom senso: a melhor dica não só para a Black Friday, mas nas compras online em geral, é usar o bom-senso, lembrando também que o Natal está logo aí. 

4 – E-mails: é essencial ficar de olho nos e-mails de phishing. Nunca acessar a loja pelo link do e-mail com a suposta oferta. O correto é abrir o navegador e digitar a URL do site, uma vez que o link pode te levar para uma página falsa e capturar os seus dados.

5 – Pesquisar sempre: sempre prefira comprar em lojas conhecidas. Mas, ao ver uma oferta chamativa em uma loja desconhecida, vale pesquisar sobre aquela loja, seja o CNPJ ou em um site de reclamações e recomendações, como o ReclameAqui, por exemplo. Isso é bastante importante.

6 – Trocas: no caso de compra on-line, permanecem os 7 dias para desistência da compra, É diferente de quando você faz uma compra em uma loja física, onde você pode ter o contato com a peça. No caso do ambiente virtual, isso não acontece e, por isso, as regras continuam valendo mesmo em promoções como a Black Friday.

7 – Cuidado com os seus dados: nunca passar os dados do cartão de crédito ou conta bancária por e-mail para nenhum serviço de atendimento da loja.

8 – Política do site: sempre ler atentamente as políticas do site, incluindo as diretrizes de troca, o que vão fazer com os seus dados, quais as medidas de segurança que eles adotam, entre outras.

9 – CNPJ: verificar se a loja online informa CNPJ, endereço e telefone de contato, que são essenciais para a resolução de possíveis problemas com a sua compra.

10 – Desconfiar do que é bom demais: não confiar em produtos com preços muito abaixo do praticado no mercado – quando isso acontecer, sempre pesquise o preço e a loja.

11 – Dados do produto: pesquisar extensivamente as características dos produtos que vão comprar, como dimensões, voltagens e acessórios necessários, que podem causar problemas no futuro.

12 – Prazo de entrega: muitas vezes as lojas acabam anunciando produtos que não possuem em estoque. Por isso, vale ficar de olho no prazo de entrega anunciado pela loja. Se for muito alto, isso significa que provavelmente a loja terá de esperar o produto chegar do fornecedor, o que pode fazer com que a sua encomenda não chega a tempo do Natal, por exemplo.

13 – Compra em locais seguros: evitar fazer compras em computadores públicos ou de terceiros e também cuidar sempre da segurança do seu computador, para evitar malware e outras ameaças.

 


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