YouTubers dominam lista dos mais influentes entre os jovens do Brasil

Foto: Reprodução/IDG
Foto: Reprodução/IDG

Cada vez mais com status de novas celebridades no Brasil, os chamados “YouTubers” dominam uma pesquisa recente publicada pelo Meio & Mensagem que aponta as personalidades de vídeos mais admiradas pelos jovens brasileiros.

Responsáveis por metade dos 20 nomes mais influentes entre os jovens de 14 a 17 anos no Brasil, os produtores de vídeos no YouTube conseguiram superar até mesmo nomes conhecidos da TV, como Cauã Reymond e Grazi Massafera, que ficaram fora das 10 primeiras colocações.

Os YouTubers também respondem por 5 dos 10 nomes do vídeo mais influentes entre os adolescentes do país, com o canal Coisa de Nerd registrando a melhor posição no segmento, quinto lugar, atrás dos comediantes Tatá Wernerck, Danilo Gentilli e Paulo Gustavo e do ator Caio Castro, da TV Globo. 

Em seguida, na sexta colocação, aparece Kéfera Buchman, do canal 5inco Minutos e dona de um dos canais mais conhecidos no site de vídeos do Google. Completam o top 10 outros três nomes conhecidos do YouTube, incluindo Felipe Neto, além da global Bruna Marquezine.

Foto: Meio & Mensagem
Foto: Meio & Mensagem

“A pesquisa aponta a força dessas novas celebridades. Eventualmente, elas ainda não têm um alcance tão forte quanto as da TV, mas geram um engajamento muito intenso”, afirma a diretora de marketing B2B do Google no Brasil, Susana Ayarza, em entrevista ao Meio & Mensagem.

Foto: Meio & Mensagem
Foto: Meio & Mensagem

Fora da Internet
Não por acaso, muitos desses YouTubers mais conhecidos também tem se aventurado fora da Internet. O mercado da literatura é o mais recente filão a ser “invadido” por esses criadores de conteúdo, em sua maioria também jovens, que conseguiram no último ano alguns ótimos resultados com as vendas dos seus livros.

Pesquisa
Realizada pela Provokers a pedido do Google e do Meio & Mensagem, a pesquisa procurou por jovens conectados e que possuem o hábito de assistir TV. Depois, pediu que eles indicassem de forma espontânea os nomes de 5 personalidades da TV, cinema e vídeo online que mais admiram.

Os entrevistados são todos das classes A, B e C (pelo poder de consumo”, segundo a pesquisa) e vivem na capital e no interior do estado de São Paulo, além das cidades de Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Salvador.

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora​


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.