Nos dias 20 e 21 de março, a Central das Artes, no Rio de Janeiro, recebe a sexta edição do Festival Back2Black com 14 shows. Os ingressos variam de R$ 50 a R$ 200, já estão a venda, para informações ou compra de ingressos acesse o site da Ingresso Rápido.
Os shows acontecem em dois palcos diferentes, o Palco Rio, onde acontecem os shows de nomes consagrados e o Palco Cidade que promove um encontro de gerações.
Entre as atrações internacionais, o festival recebe a politizada cantora e compositora Angelique Kidjo, de Benim. De Angola, vêm os jovens talentos Aline Frazão (leia nossa entrevista com a cantora) e Toty Sa’Med, que dividem o palco com a carioca Natasha Llerena.
Da Jamaica, ninguém menos que o filho mais novo do rei do reggae, Bob Marley (1945 – 1981), Damian Marley pela primeira vez no Rio de Janeiro. Linton Kwesi Johnson, ícone do dub, também integra a programação ao lado de seu parceiro Dennis Bovell (guitarrista e baixista de reggae e dub, nascido em Barbados).
Além disso, o cantor e compositor belga Paul Van Haver, vulgo Stromae também vem ao país pela primeira vez.
Entre os brasileiros, o grupo carioca Planet Hemp se reúne no palco do festival para um show baseado no inédito DVD O Ritmo e a Raiva, registro da turnê que percorreu o Brasil entre 2012 e 2013. O diretor musical Alexandre Kassin reúne diversos artistas para homenagear Lincoln Olivetti (1945 – 2015), o maestro, músico e arranjador que faleceu no dia 13 de janeiro deste ano (leia mais sobre o maestro).
O hip hop ainda ganha força com a participação dos novos expoentes do rap, com Dughettu e Karol Conká. O funk carioca também está representado com o Dream Team do Passinho. Estes três artistas ocupam o Palco da Cidade na mesma noite.
A Bahia também conta com seu representante. A Orkestra Rumpilezz, comandada pelo Maestro Leitieres Leite, apresenta seu jazz afro-baiano com o cantor pernambucano Lenine. Seguindo na mesma linha o grupo Alabê Ketujazz traz a força do Candomblé, comandados pelo percussionista francês Antoine Olivier e o mestre brasileiro Dofono de Omolu, com o saxofone de Glaucus Linx.
Além disso, a cenógrafa Daniela Thomas procura trazer uma identidade visual africana ao festival. Jodele Larcher traz animações e projeções em vídeo, que seguem na mesma linha.
O evento ainda conta com exibição de filmes, e, antes dos shows, acontecem uma série de conferências sobre a cultura e a música negra no Teatro de Câmara, organizadas pelo escritor angolano José Eduardo Agualusa.
Veja a programação:
Sexta, 20
Palco Rio
Linton Kwesi Johnson + Dennis Bovell Dub Band (Jamaica/Barbados)
Planet Hemp (Brasil)
Damian ‘Jr. Gong’ Marley (Jamaica)
Palco Cidade
Dughettu
Karol Conká
Dream Team do Passinho (Brasil) + bailarinos de kuduro (Angola)
Sábado, 21
Palco Rio
Lenine com Letieres Leite e Orkestra Rumpilezz (Brasil)
Angelique Kidjo (Benim)
Grande celebração aos compositores negros cariocas com direção musical de Alexandre Kassin e Liminha
Stromae (Bélgica)
Palco Cidade
Alabê Ketujazz (Brasil)
Aline Frazão (Angola) + Toty Sa’med (Angola) + Natasha Llerena (Brasil)
Mingas + Wazimbo + Moreira Chonguiça + Bailarinos de Marrabenta (Moçambique)
Ludmilla
Serviço — Festival Back2Black
Fundação Cidade das Artes — Av das Américas, 5.300, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/ RJ
(21) 3325.0102
Dias 20 e 21 de março
Deixe um comentário