Projeto para fechamento de Guantánamo está “quase pronto”, dizem EUA

Foto: Reprodução/ElObservador
Foto: Reprodução/ElObservador

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, afirmou nesta quinta-feira (23) que os Estados Unidos estão na “fase final” do projeto que prevê o fechamento da prisão de Guantánamo, em Cuba. Quando estiver concluído, o plano será apresentado ao Congresso, onde deve enfrentar dificuldades para ser aprovado pelos republicanos. O encerramento do cárcere, que era uma das promessas de campanha do presidente Barack Obama, pode ser um passo importante para a aproximação de Washington com Havana, cujas relações diplomáticas foram retomadas em dezembro do ano passado.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, estará na capital cubana no próximo dia 14 de agosto. Ele se tornará o primeiro representante diplomático dos EUA a visitar Cuba em mais de 50 anos. Na última segunda-feira (20), os dois países reabriram oficialmente suas embaixadas, em um gesto que colocou fim a décadas de hostilidades.

A prisão de Guantánamo é mantida pelos EUA em Cuba, apesar de protestos e denúncias de violações de direitos humanos. Desde o ataque às Torres Gêmeas em 2001, a maioria dos presos é de origem afegã ou iraquiana.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.