O último comercial feito pela União Européia vem sendo recebido com estranhamento e críticas, principalmente nas redes sociais. A propaganda é uma paródia do filme Kill Bill, cultuada obra do diretor Quentin Tarantino. Na versão da UE, a protagonista e heroína caracterizada pela roupa amarela representa a Europa. Seus inimigos? Caricaturados representantes de três dos quatro países dos BRIC’s: um chinês mestre em artes marciais, um indiano com facões e vestimentas espalhafatosas e um brasileiro, negro, com tranças e lutador de capoeira. Além dos estereótipos até grosseiros, a mensagem da peça publicitária também não foi 100% precisa. Ela termina com os três “bandidos”, antes em maioria, rodeados pela “mocinha”, que se multiplica por 12, representando as 12 nações que constituem a União Européia, antes de entrar a frase final: “Quanto mais somos, mais fortes nos tornamos”.
Segundo o jornal britânico The Telegraph, autoridades da UE tentaram retirar o vídeo para minimizar as críticas recebidas, porém, ele já havia se multiplicado através de vários usuários do Youtube.
Deixe um comentário