Mudei de plano e paguei a última mensalidade da Unimed. Posso pedir reembolso?

A leitora Leila Orlandini pergunta na seção de comentários da matéria “Unimed deverá pagar multa de R$ 10 mil por atendimento não prestado em 24 horas” se poderá pedir reembolso da última mensalidade paga da Unimed. Ela teve atendimento negado e decidiu mudar de plano. 

perguntaleitoraleilaA redação da Saúde!Brasileiros entrou em contato com a empresa, que pediu o número da carteirinha para analisar o caso. A Leila poderá enviar para saudebrasileiros@gmail.com. Outros leitores que tiverem dúvidas poderão usar o e-mail para o contato. 
 
Já o Procon-SP informa que uma das condições para a transferência do plano, é justamente estar em dia com as mensalidades do plano anterior. O órgão informa que a usuária poderá tentar o reembolso judicialmente, mas que o ressarcimento do valor vai depender do entendimento do juiz. 

Clientes de todo o estado serão transferidos para outras operadoras. Foto: Unimed Mogi das Cruzes (SP)
Clientes de todo o estado serão transferidos para outras operadoras. Foto: Unimed Mogi das Cruzes (SP)

O Procon-SP informa ainda que a  Unimed está dentro do prazo de 30 dias, estipulado pela ANS, para realizar a transferência dos clientes para outra empresa, sendo possível a prorrogação por mais 15 dias, caso haja determinação da agência.

Se não ocorrer a comercialização da carteira nesse prazo, informa o Procon, a ANS poderá fazer uma oferta pública para que as operadoras interessadas ofereçam propostas de novos contratos aos beneficiários da Unimed.


Entenda

O problema teve início na quarta-feira (2), quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou à Unimed Paulistana que faça o repasse de toda a sua carteira de clientes para outra operadora. É a chamada alienação compulsória. Segundo a ANS, a medida visa garantir a assistência aos consumidores, uma vez que a empresa tem uma situação financeira grave.  

No dia seguinte ao anúncio, o Procon de São Paulo recebeu mais de 300 reclamações referentes à Unimed Paulistana por falta de atendimento médico e por informações insuficientes.

Por meio de nota, a Unimed Paulistana afirmou que parte da rede credenciada vinha adotando “atitude abusiva e unilateral” ao suspender o atendimento aos seus beneficiários.  

A maior parte da clientela da Unimed Paulistana vive na cidade de São Paulo. Segundo dados da ANS, 78% dos beneficiários têm planos coletivos (empresariais e por adesão).


Os seus direitos e as obrigações da Unimed Paulistana

  • A Unimed Paulistana deve transferir os seus 740.000 associados para outros planos que ofereçam o mesmo padrão de atendimento prometido pela operadora. O prazo inicial dado pela ANS acaba no início de outubro. 
  • Conforme a ANS, os clientes Unimed Paulistana migrarão para outros planos sem cumprir nenhuma carência para usufruir dos serviços garantidos por seu plano.
  • Se caso a Unimed não completar a transição no período determinado, a agência fará uma oferta pública para buscar operadoras interessadas.
 


Comentários

2 respostas para “Mudei de plano e paguei a última mensalidade da Unimed. Posso pedir reembolso?”

  1. Avatar de Nicolau Lima do Amaral
    Nicolau Lima do Amaral

    E eu que sou Unimed Rio, fiquei sem nenhum atendimento em São Paulo, excluindo-se a rede de Hospitais São Luiz! Faz mais de um més que estou tentando fazer um exame médico, já tenho até autorização, mas nenhum laboratório em SP está atendendo a Unimed Rio! Eu era Associado a Goldem Cross! No próximo dia 5 vence mais uma mensalidade, como devo proceder, já tentei por todos os meios mas o sac da empresa e as informações por telefone não resolvem nada!

    1. oi Nicolau, as orientações são: reclamações no Procon-SP e na ANS ou a busca pelo Judiciário. A Unimed, em tese, deve garantir com que você consiga fazer o exame em até 24 horas, segundo acordo com o Procon. Vale procurar o Procon-SP e a central de atendimento da Unimed (se já não procurou), porque eles são obrigados a te dar alguma opção para fazer o exame. No limite, o Hospital Santa Helena, que é da própria Unimed, está atendendo. É o caso de verificar se lá fazem o procedimento que você precisa.

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