‘Liberação da fosfoetanolamina abala credibilidade da Anvisa e dos fármacos no País’

Por meio de nota, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) respondeu com rigor ao projeto de lei aprovado nesta semana pela Câmara Federal que libera o uso da fosfoetanolamina sem registro para tumores malignos em fase adiantada. Procurada pelo Saúde!Brasileiros, a agência diz que vê com preocupação a liberação de uma substância sem que ela tenha passado pelos testes que garantam sua eficácia e segurança, como é exigido. A Anvisa afirma ainda que o projeto de lei tira a credibilidade da agência e de todos os medicamentos produzidos no País.

O Projeto de Lei 4639 foi aprovado nessa semana pela Câmara Federal e, para virar lei, precisa passar Senado e sanção presidencial. Se aprovada, permitirá o uso da droga mesmo sem o registro na Anvisa. Pacientes deverão apresentar laudo médico comprovando a gravidade da doença e também assinar termo de responsabilidade sobre os riscos. O argumento da Câmara é que doentes em fase terminal com tumores malignos devem ter direito a essa opção de tratamento. Saiba mais aqui. 

A agência disse estar à disposição para colaborar com o debate no Congresso e disponibilizar todas as informações técnicas disponíveis. A agência rebateu, no entanto, com veemência algumas acusações e disse ser “descabida” alegações feitas de que estaria burocratizando o processo.

“Não há nenhum pedido protocolado na Anvisa para a realização de ensaios clínicos ou solicitação de registro dessa substância. Por isso, é absolutamente descabido acusar a Anvisa de qualquer demora em processo de autorização para uso da Fosfoetanolamina”, diz a Anvisa, por meio de nota.

O químico aposentado Gilberto Orivaldo Chierice, desenvolvedor da fosfoetanolamina sintética, em audiência no Senado. Foto: Geraldo Magella/Senado/31.10.2015
O químico aposentado Gilberto Orivaldo Chierice, desenvolvedor da fosfoetanolamina sintética, em audiência no Senado. Foto: Geraldo Magella/Senado/31.10.2015

Novamente, a Anvisa frisou que qualquer medicamento novo desenvolvido no Brasil, ou de uso relevante em saúde pública, recebe tratamento prioritário para análise. “Se qualquer grupo protocolar solicitação para realizar os estudos clínicos que comprovem sua segurança e eficácia [da fosfoetanolamina], a Anvisa o analisará com presteza e rapidez”.

Além de se defender de críticas, a Anvisa foi dura com os desenvolvedores da fosfoetanolamina e disse ainda que eles “nunca procuraram estabelecer um processo produtivo em fábrica legalmente estabelecida e certificada para operar com qualidade”.

A agência continua:

“A única coisa inusitada em relação à fosfoetanolamina é o fato de que uma substância que foi desenvolvida há 20 anos, e vir sendo usada de maneira ilegal durante esse largo período, nunca ter suscitado em seus desenvolvedores a preocupação de realizar ensaios clínicos de acordo com os protocolos e, por fim, pedir seu registro.”

Por fim, a Anvisa enfatiza que liberar medicamentos que não passaram pelo crivo técnico seria colocar em risco a saúde da população; já a Câmara, considera que o paciente deve ter o direito de escolher em face de um câncer terminal e que ele assumiria a responsabilidade, entendendo os riscos. 


Comentários

26 respostas para “‘Liberação da fosfoetanolamina abala credibilidade da Anvisa e dos fármacos no País’”

  1. Avatar de Pedro Noboru Inoue
    Pedro Noboru Inoue

    A ANVISA perdeu credibilidade quando negou o conhecimento da liberação do teste clinico a 20 anos atras e disse que desconhecia o fato, uma vez que esse pedido está registrado no próprio site da ANVIA e também a incapacidade e incompetência da representante que foi a câmara dos deputado e não consegui nem ver de frente o deputado Celso Russomanno quando questionado de tanta demora do teste clinico.
    No meu ponte de vista as agencia em geral, estão sendo gerido de tal forma que está sendo marionete de empresas influentes, muito pior que na câmaras dos deputado.

  2. Avatar de Lilian Wolf Schwerdtfeger
    Lilian Wolf Schwerdtfeger

    Os inúmeros relatos sobre a cura do câncer e da ausência de efeitos colaterais com o uso da “fosfo” não valem nada? É tudo mentira? Ora, qualquer pessoa de inteligência mediana e de bom caráter não colocaria obstáculo à sua liberação. A vida humana está acima das normas. Na Câmara dos Deputados e no Senado venceu o bom senso. Agora vamos ficar de olho na Dilma.

  3. Avatar de Jefferson Weiller
    Jefferson Weiller

    A ANVISA travou a utilização desta substância por 20 anos. Os cancerosos terminais estão à míngua no SUS, falta até medicamentos básicos. A Câmara Federal entendeu o chamamento da população e vai aprovar a fosfoetanolamina sintética, que é promissora para – no mínimo, atenuar a dor, que é insuportável no câncer terminal. Parabéns Congressistas.

  4. Avatar de Wesley de Souza
    Wesley de Souza

    Enquanto a ANVISA dificulta pessoas morrem com câncer. Pois é uma mina de ganhar dinheiro vão facilitar e perder $$$$ com isso… Nunca.

  5. Avatar de Maria dos reis
    Maria dos reis

    A sorte nossa é a Internet, porque lançaram na rede e espalhou, se não o povo não saberiam de nada. Não por causa da pessoa que descobriu mais pelos os poderosos que só visam o dinheiro. Fosfoetamilonina liberação já.

    1. Avatar de Lilian Wolf Schwerdtfeger
      Lilian Wolf Schwerdtfeger

      É isso mesmo. Se não fosse a internet ficaríamos mais uns 20 anos sem saber e sem lutar por esse remédio.

  6. Avatar de Ivan Vieira
    Ivan Vieira

    A ANVISA, digo, sua direção, pode dar um parecer e é bom que o faça porque é legal mas não pode se esquecer de que é uma entidade pública o que a faz subordinada a toda e qualquer decisão parlamentar.
    O Diretor, que certamente não sabe, se opor ao despacho Parlamentar é ato de rebelião e incorre em termos que o coloca em xeque quanto aos seus direitos civis e sua cidadania.
    A ANVISA não é dele. É das pessoas. As pessoas, cidadãos, é que pagam o salário dele e a constituição da ANVISA assim como a sua manutenção.
    Se ele quer tomar decisões e dar opiniões firmes ou rebeldes, o poderá fazer em uma entidade privada.
    De dentro da ANVISA, é ilegal.

    1. Avatar de Rosangela S Ferri
      Rosangela S Ferri

      Ótima reflexão!…

    2. concordo,Quem tem Câncer não quer saber de credibilidade da industria farmacêutica, ele quer a credibilidade do medicamento que vai melhorar a sua saúde.

      1. Para analisar se no meu caso é possível dar entrada na ação pedimos nos enviar os documentos que seguem abaixo:

        Para qual Email?

        a) CPF e RG

        b) Comprovante de residência

        c) Laudo médico com o número do CID

        d) Último exame realizado.

  7. Avatar de fabricio ribeiro domingos
    fabricio ribeiro domingos

    esta pilula é um presente de deus para os portadores do cancer é a esperanca sublime , imaginem a felicidade das pessoas quando receberem esta medicacão

  8. Entendo os critérios e a preocupação da ANVISA, porém, fica uma dúvida quanto aos seus reais interesses na pesquisa.
    Ela mesma afirma que NUNCA foi protocolado um pedido para realização de análises clinica. Somente por que não há um protocolo? Porque então, a própria ANVISA, não assume tais ritos, já que se trata de uma fato extraordinário, o que ela espera para assumir tais procedimentos? Entendo que em casos como o tal, seguir certos protocolos, é uma grande perda de tempo, pois, já se perderam muitas vidas.

  9. Avatar de Almanakut Brasil
    Almanakut Brasil

    Há curas bizarras propagadas por milagreiros, além de uma escandalosa farmácia eletrônica, espalhadas pela mídia e o que faz a Anvisa?

  10. A ANVISA está preocupada com a sua imagem, após ter sido ofuscada em sua tentativa de ignorar este composto. Entrevistem os cientistas brasileiros que sintetizaram.

  11. Avatar de Tomaz Gemaque
    Tomaz Gemaque

    Acho de fundamental importância a PL e a preocupação do congresso com os pacientes terminais, esperar ensaios pela ANVISA e sentenciar pessoas em estados terminais a morte, se todos os meios usados pela medicina já se esgotaram, e se a Fosfoetanolamina oferece uma esperança aos pacientes, porque não dar a eles essa chance derradeira de tentar a cura com essa substância? Torço pela liberação e acesso a todos os pacientes, tenho um amigo muito mal com câncer nos pulmões e semana passada os médicos deram apenas dois meses de vida a ele, já que está muito ofegante respirando com dificuldade. Faço aqui um apelo, se alguém que ler essa mensagem tem acesso a essa substância e quiser ajudar por favor . Moro em manaus. Deus abençoe

  12. Avatar de Patricia Restier
    Patricia Restier

    Acho que todo ser humano tem o direito de escolher qual remédio ou tratamento seguir independente de outras opiniões alheias, se é a própria pessoa que esta passando pela doença

  13. Avatar de Que mentira!!!!!
    Que mentira!!!!!

    Nós temos documentos que provam que houve reuniões na Anvisa. Vcs não sabem nem o que fazem?

  14. Avatar de Teresinha lunalva tegner
    Teresinha lunalva tegner

    Acho que a anvisa so complica, quem tem que saber e o paciente e familiares, se eles nao querem e pq sabem que faz e eles nao admitem isso, entao so quem sabe e o paceiente e familiares, eles que cuidem o que eles ja tem pra cuidar. E deixe as pessoas tenrarem como quiserem, e fazer o que eles acham que lhe faz bem me poupe anvisa parece que vcs estao com medo pq vai dar certo, e isso que me parece

  15. Avatar de José Sidney Machado
    José Sidney Machado

    SE HÁ 20 ANOS ALGUNS PACIENTES COM CÂNCER TEM TOMADO A FOSFOETANOLAMINA SINTÉTICA, E EM NENHUM MOMENTO SE RELATOU NENHUM CASO DE TOXICIDADE OU EFEITO COLATERAL??? ENTÃO PARA QUE TESTE CLÍNICOS, JÁ NÃO BASTARIA ESSES 20 ANOS DE PLENO ÊXITO??????

  16. Avatar de Sergiobaisi64@gmail.com
    Sergiobaisi64@gmail.com

    Credibilidade niuma !! !!! anvisa so esiste para ayudar a humanidade brasileira a cual eles entenden de soporte financieiro atraves de seus salarios NADA MAIS!!! SEU TRABALHO ES DE DAR TRABALHO A QUEIN PRESISA SUBISITIR…ratos …Ratos RATOS DO PORON ANTI VIDA …SO MONEY SÓ DINERO DAS INDÚSTRIAS FARMACOLOHICAS Y EN ESPECIAL AS AMERICANAS USA E DA COMUNIDADE EUROPEA…o indio tupiqurin Brasileiro de boa sepa e intiuto coletivo mais amor !! ,resolveo a equação do negocios atraves da drogas para o cancer …. parabéns comunidade cintifica Brasilera !!! Genios…

    E agora pra voces Directores e profecionales corruptos da Anvisa… eeeee anvisa va tomar nu medio do folhado…nu medio do fio fo. …filhos das putas …Hijos de de recontra mil putas….va tomar nu cuuuuiu

  17. GASTARIA DE USAR A FOSFOETANOLAMINA URGENTE , TENHO METASTÁS NO FÍGADO OSSEA EJA SINTO MUITAS DORES E SEI DA MINHA GRAVIDADE POR FAVOR AJUDE-ME!

  18. Avatar de Naherty Estevam
    Naherty Estevam

    “Liberação da fosfoetanolamina abala credibilidade da Anvisa”

    Que credibilidade? Rsss. É piada? A Anvisa liberou mais de 20 agrotóxicos sem registro no ano passado por pressão do setor agrícola e vem falar em “credibilidade”? Uma máfia operando dentro da agência investigada por desvios pela PF? E ousa falar em “credibilidade”?

  19. Avatar de Alcei Eugenio
    Alcei Eugenio

    Acredito que na situação terminal pode sim o paciente decidir pelo o uso da substância mesmo sem há sua confirmação científica . Se for pra morrer então que morra lutando!

  20. Nem a Anvisa e tão pouco qualquer outra agência reguladora neste país tem qualquer credibilidade! Nas mãos de cada um desses monstros que agem contra a aprovação desse remédio há sangue! Sangue das pessoas que morreram podendo ser salvas por este remédio!!!

  21. Avatar de adrianadasmesquita@yahoo.com.br
    adrianadasmesquita@yahoo.com.br

    A qualidade de vida é o que importa na vida de um paciente de CA em estágio terminal.
    Ele escolhendo e a família apoiando, não há mal algum.
    É pra paciente q a medicina clássica já não tem mais o que fazer por ele.

  22. Avatar de jair felipe pfutze machado
    jair felipe pfutze machado

    Por favor né!?O cara em fase terminal ta correndo risco do q com o medicamento?Morrer?Se isso não significa palhaçada e o q então?A ANVISA tem q ter e mais consideração e não brincar com a vida de pessoas q fazem mta falta a suas famílias!Jair Felipe Pfutze Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.