Dois em cada cinco adultos conseguem se recuperar da depressão severa

Um estudo canadense publicado essa semana no Psychiatric Research mostrou que dois em cada cinco adultos que passaram por uma depressão severa superaram a doença e restauraram a saúde mental por completo. Os pesquisadores examinaram 2.500 canadenses que tinham experimentado um transtorno depressivo grave em algum momento da vida.

Saúde mental completa, segundo os cientistas, ocorre quando o indivíduo alcança satisfação com a vida quase que diariamente. A pessoa também apresenta bem-estar social e psicológico e fica livre da ansiedade, de pensamentos suicidas e do abuso de substâncias durante pelo menos um ano.

“Essa pesquisa fornece uma mensagem de esperança para os pacientes que lutam com depressão, suas famílias e profissionais de saúde. Um grande número de indivíduos deprimidos se recupera e continua a ter bem-estar”, disse Esme Fuller-Thomson, principal autor do estudo, em nota.

Ter pelo menos um amigo de confiança é fundamental para a recuperação, aponta pesquisadora. Foto ilustrativa/INgimage
Ter pelo menos um amigo de confiança é fundamental para a recuperação, aponta pesquisadora. Foto ilustrativa/INgimage

A pesquisa também demonstrou que o apoio social é um fator importante associado à saúde mental. “Ter pelo menos um amigo de confiança foi fundamental. Adultos deprimidos que tinham apoio emocional e relações íntimas tinham quatro vezes mais probabilidade de ter saúde mental completa “, disse Mercedes Bern-Klug, coautora da pesquisa.

Os autores do estudo foram surpreendidos ao saber que a duração do episódio depressivo não teve qualquer influência sobre a capacidade de atingir a saúde mental completa. Aqueles em que a depressão durou mais de dois anos tinham a mesma probabilidade de recuperação que aqueles que tiveram a doença por apenas um mês.

Consistente com outras pesquisas, os pesquisadores também demonstraram que, quanto pior a saúde física e a qualidade do sono, maior é a demora na recuperação. “Isso enfatiza a importância de considerar estratégias que abordam problemas de saúde física e isolamento social ao tratar pessoas com depressão”, disse Deborah LaFond, coautora.

O que ajuda na recuperação?

Segundo o estudo, as pessoas que mais facilmente se recuperaram da depressão estavam casadas, tiveram tratamento para dores físicas, conseguiram superar a insônia, e não possuíam histórico de abuso de substâncias.

Essas pessoas também tinham mais probabilidade de se exercitarem regularmente e utilizaram a espiritualidade para lidar com a depressão.

O que dificulta?

O estudo demonstrou que pessoas com históricos de trauma na infância, abuso de substâncias, pessoas obesas e com alguma limitação física tendem a se recuperar mais lentamente da depressão.

Fonte:

Flourishing after depression: Factors associated with achieving complete mental health among those with a history of depression. Disponível aqui.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.