Organizada pela ARTE!Brasileiros em parceria com a SP-Arte/Foto, a segunda edição do Talks/Foto discute as perspectivas da fotografia contemporânea. O evento acontece nos dias 25 e 26 de agosto, das 16h30 às 18h30, no 3º andar do Shopping JK Iguatemi, em paralelo à 10ª edição da SP-Arte/Foto. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. As vagas são limitadas.
No dia 25, a primeira palestra será com o curador de fotografia do MET (Metropolitan Museum of Art) Jeff Rosenheim. Ele é especialista em fotografia norte-americana e escreveu mais de 20 livros sobre fotógrafos como Diane Arbus, Robert Frank e Stephen Shore. Rosenheim foi curador da mostra itinerante Photography and the American Civil War, exibida no MET em 2013.
Ainda neste mesmo dia, haverá uma conversa entre Brett Rogers, diretora da The Photographers’ Gallery de Londres, e o fotógrafo Joaquim Paiva. A galeria dirigida por Rogers é a primeira da Inglaterra dedicada exclusivamente à fotografia. Antes de atuar na instituição, Rogers foi diretora de artes visuais do British Council. Já Paiva é colecionador de fotografia brasileira e internacional, também atuando como fotógrafo. Seus trabalhos integram acervos de instituições como o Museu de Arte Moderna do Rio, o Museu de Arte de Brasília e o Museum of Fine Arts, em Houston, nos EUA. O encontro será mediado pela jornalista e editora especial da ARTE!Brasileiros Simonetta Persichetti.
No dia 26, a programação começa com a palestra de Christopher Phillips, curador do ICP (International Center of Photography) em Nova York. Fundado em 1974, o ICP é uma instituição especializada em fotografia e cultura. Phillips é curador do ICP desde 2000, tendo organizado mostras de relevância como The Rise of the Picture Press (2002) e Caio Reisewitz (2014), além de exposições que investigam a fotografia asiática.
A última mesa será composta pelo diretor do Centre Photographie Geneve, Joerg Bader, e o fotojornalista e diretor responsável da Brasileiros Editora, Hélio Campos Mello. Bader é professor na Haute École d’Art , na França; também ministra disciplinas de teoria e História da Fotografia na Haute École d’Art et de Design, em Genebra; e de História das Mídias na Escola de Design Basel, na Suíça. O Centre Photographie Geneve é um dos principais espaços dedicados à imagem na Europa. O diretor de redação da Brasileiros, Hélio Campos Mello, trabalhou como fotógrafo, editor e diretor de fotografia nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde e nas revistas Senhor, IstoÉ e Veja. Assim como no dia anterior, a discussão será mediada por Simonetta Persichetti.
Deixe um comentário