Primeira e única ministra de Temer assume em meio a polêmicas

Advogada-geral da União, Grace Mendonça - Foto: AGU
Advogada-geral da União, Grace Mendonça – Foto: AGU

Depois de 121 dias no comando do Palácio do Planalto, Michel Temer nomeou uma mulher para o primeiro escalão de seu governo. A advogada da União Grace Maria Fernandes Mendonça, secretária geral de contencioso da AGU desde 2003, segundo posto mais importante da AGU, assumiu nesta sexta (9) o cargo de advogada geral da União.

Ela substitui o advogado Fabio Medina Osório, que deixa o cargo depois de se desentender com Eliseu Padilha, o homem forte de Temer e, segundo a revista Veja, com acusações de que sua demissão teria o interesse de abafar a Operação Lava Jato. Osório é especialista em combate à corrupção.  

A nomeação de Grace é uma escolha técnica. Ao longo do período em que esteve à frente da principal secretaria da AGU, teve a missão de representar a União perante o Supremo Tribunal Federal (STF), onde fez sustentações orais em mais de 60 processos. Foi Advogada Geral da União interina, em 2008. Exerceu os cargos de adjunta do Advogado Geral da União e de coordenadora geral do gabinete do Advogado-Geral da União.

Mas a primeira ministra de Temer corre o risco de ir ao segundo escalão, ao lado das outras quatro representantes do “mundo feminino”, como se referiu o presidente do Brasil, quando era interino. O governo Temer enviou ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que retira o status de ministério da Advocacia Geral da União e do Banco Central. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da AGU. O foro privilegiado estaria preservado. 

 


Comentários

Uma resposta para “Primeira e única ministra de Temer assume em meio a polêmicas”

  1. Ele empregou a bisneta dele Marcela Temerosa, foi criticado resolveu empregar outra mulher. Esse traidor golpista não sabe o que faz mais, tentando enganar o povo que não se engana mais. Fora Temer traidor colocou o Brasil no último lugar da foto dos represantes do grupo do G 20. Tem países expulsando brasileiro porque os países de primeiro mundo não estão aceitando compatriotas de golpistas e traidor. Fora Temer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.