Carmén Lúcia permite que gabinete de Zavascki continue trabalhos da Lava Jato

Foto: EBC
Foto: EBC

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, autorizou que os juízes do gabinete do ministro Teori Zavascki continuem os trabalhos relativos às delações premiadas de executivos da Odebrecht na Operação Lava Jato.

Com a morte de Zavascki na quinta-feira passada, os trabalhos haviam sido paralisados. Dessa forma, a série de depoimentos que estavam marcados para esta semana serão mantidos.

Ainda resta decidir quem será o substituto do ministro na relatoria da Lava Jato. Cabe à presidente do STF, Carmem Lúcia, decidir se vai redistribuir imediatamente os processos ou aguardar a nomeação do novo ministro que herdará os processos de Teori. Caso se passem 30 dias sem que a vaga tenha sido ocupada, a renomeação seri a a única saída para Carmen Lúcia.

Janot pede ao Supremo urgência para definir novo relator da Lava Jato

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) urgência na decisão sobre a escolha do relator das ações da Operação Lava Jato. Com a morte do ministro Teori Zavascki, a Corte busca internamente uma solução para o impasse. Não há data para que uma decisão seja tomada. O STF está em recesso e os trabalhos devem ser retomados na semana que vem.

Na segunda-feira, 23, a presidente do Supremo, Cármen Lúcia, começou a fazer consultas informais em busca de uma solução consensual. Além de procurar alguns ministros informalmente, Cármen foi ao gabinete de Teori conversar com servidores e os juízes auxiliares do ministro sobre o andamento do processo de homologação das delações de executivos da empreiteira Odebrecht. Segundo os auxiliares, a análise dos depoimentos está avançada. Teori estava prestes a homologar os depoimentos. A decisão estava prevista para fevereiro.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.