Seu corpo da obra?é a primeira exposição individual do artista dinamarco-islandês Olafur Eliasson na América Latina, contando com 10 instalações site specific distribuídas em três espaços expositivos: o SESC Pompéia, SESC Belenzinho e a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Trata-se de uma parceria inédita (pela escala da mostra e os custos envolvidos) entre estas instituições culturais e o Videobrasil, que a partir de agora transcende a mídia videográfica e assume um perfil de protagonismo na cena artística paulistana de modo abrangente.
Olafur já esteve no Brasil na Bienal de 1998, quando realizou o trabalho The Very Large Ice Floor, uma pista de gelo para patinação, no térreo do Pavilhão Ciccillo Matarazzo. Naquele momento, no entanto, ele era apenas uma jovem promessa, e o trabalho, após o acidente de um visitante enquanto patinava, permaneceu melancolicamente fechado durante quase toda a mostra. Contudo, o artista que volta agora a São Paulo, 13 anos depois, tem outra estatura. Com 44 anos de idade, Olafur Eliasson é hoje um dos artistas mais importantes do mundo.
O pulo do gato em sua carreira se deu em 2003, no trabalho que fez para o Turbine Hall da Tate Modern, em Londres, chamado The Weather Project. A instalação era composta por um semidisco metálico iluminado por lâmpadas de monofrequência. Em complemento, Olafur instalou um espelho rente ao teto do salão, duplicando o espaço e refletindo suas imagens – a arquitetura, as pessoas, e o próprio meio-sol, que ao duplicar-se se completava -, além de envolvê-lo também em uma bruma artificial, cujo ar de mistério potencializava o sentido de verossímil irrealidade da situação. O resultado é que as pessoas acorriam em grande número para o museu, durante o inverno londrino, com a intenção de se deitar no chão daquela praia artificial, e receber na pele – ainda que apenas de forma mediada pelos olhos e o cérebro, porém de modo muito verossímil – a energia daqueles benéficos raios solares.
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Take your time, montado no octógono da Pinacoteca, tem semelhança com o projeto londrino. Aqui, um grande disco espelhado preso quase à cobertura do salão gira lentamente, revelando cenas que se passam nas salas envoltórias, inclusive do piso superior, distorcendo-as de forma dinâmica e sutil. Olafur ativa nossa percepção dos espaços conhecidos, embaralhando as noções de interioridade e exterioridade, ou de esfera pública e privada, na direção de um compartilhamento da própria ideia de experiência como apropriação, algo que se explicita nos títulos dos seus trabalhos, iniciados em geral pelo pronome possessivo na segunda pessoa: your (seu).
Your felt part, montado no SESC Pompéia, é um ambiente imersivo feito com fumaça e luz, em que o visitante se movimenta quase como um cego, reaprendendo, a cada passo, a se sensibilizar com o entorno. Podada a nossa autonomia e livre arbítrio sobre os rumos a trilhar, nos sentimos ali como que expostos ao Mito da Caverna de Platão, isto é, fora do mundo. O problema é que a luz (no fim do túnel) já não carrega qualquer mensagem de transcendência ou salvação. Presos a nós mesmos, temos que reaprender solitariamente a caminhar e compartilhar este caminho com outros vultos que, volta e meia, surgem à nossa frente e depois desaparecem sem deixar rastros. Com sorte, voltaremos ao mundo.
SERVIÇO
SESC Belenzinho
Rua Pe. Adelino, 1.000, Quarta Parada – São Paulo, SP
Até 29 de janeiro de 2012
De terça a sexta, das 9 às 22h; sábados, das 9 às 21h; domingos, das 9 às 20h
SESC Pompéia
Rua Clélia, 93, Água Branca – São Paulo, SP
Até 29 de janeiro de 2012
De terça a sábado, das 9h30 às 21h; domingos, das 9h30 às 20h
Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 2, Bom Retiro – São Paulo, SP
Até 8 de janeiro de 2012
De terça a domingo, das 10 às 17h30
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