Executivo uruguaio propõe legalizar maconha no país

O governo do Uruguai planeja legalizar a venda de maconha. Esta é uma das medidas contra a insegurança nas ruas que o Executivo do país, presidido por José Mujica, do partido Frente Ampla (FA), apresentou nesta quarta-feira, dia 20,  em entrevista coletiva.

Fontes do Ministério do Interior explicaram que a iniciativa “requer um projeto de lei que ainda deve ser redigido”. O aumento do consumo da pasta base cocaína é apontado como causa do aumento da violência no Uruguai. A legalização da maconha busca frear o consumo da cocaína entre os jovens.

O plano tenta evitar que o consumidor tenha que ir a algum ponto de venda de drogas onde lhe ofereçam também pasta base de cocaína. Segundo um estudo realizado pelas Nações Unidas em 2010 quase um de cada quarto delitos cometidos por adolescentes reclusos em centros de menores no Uruguai estiveram vinculados ao consumo de álcool ou drogas.

Segundo a imprensa uruguaia, o governo pretende “estabelecer registros de consumidores” para outorgar-lhes “até 40 cigarros (de maconha) por mês” e a comercialização dessa droga incluirá “um imposto destinado à reabilitação de pessoas viciadas”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto:  Fabio Rodrigues Pozzebon/ABr

 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.