A Astrologia Política associa a análise do mapa astrológico dos países à de seus dirigentes para fazer prognósticos sobre o desempenho de ambos frente aos desafios presentes. O Brasil tem sua data natal em setembro e Lula em outubro.
Neste momento, em que o pano de fundo é a crise econômica puxada pela instabilidade do mercado financeiro norte-americano, Saturno está transitando em Virgem, signo onde está o Sol natal do Brasil, exigindo seriedade do governo com relação à economia, com contenção de gastos. O Sol é sinônimo do governante e quando o Sol é afetado por um trânsito difícil é o governante quem vivencia essa dificuldade. Saturno é considerado o grande cobrador celeste e também o estruturador: se agimos com seriedade e cautela é bem provável superar até os problemas mais difíceis de resolver.
O signo de Virgem é associado ao aperfeiçoamento dos serviços públicos, da previdência e da saúde pública e também aos trabalhadores em geral. Todas essas áreas poderão ser moralizadas pela ação cobradora de Saturno. Com ordem e trabalho constantes (características de Virgem) seremos capazes de sobreviver à crise em nosso País. Mas para que isso aconteça será necessária uma tomada de responsabilidade e de ações práticas por parte do governo e do povo.
Na Astrologia Política, a Lua representa o povo e o Brasil tem a Lua em conjunção com Júpiter, o que explica nosso olhar otimista frente a tudo. A passagem de Saturno sobre o Sol do País, em quadratura com a Lua e com Júpiter, pode despertar esse senso de responsabilidade, alimentando uma cobrança popular por mais seriedade dos governantes.
Saturno na Casa 7, das associações e dos inimigos declarados, aponta os países vizinhos como causa de preocupações – basta lembrar os problemas com a Bolívia e o gás, e do Paraguai e sua tentativa de rever o Tratado de Itaipu. No entanto, ao mesmo tempo em que sofremos alguns ataques, nosso governante vem exercendo um ativo papel de mediador nos conflitos da América Latina – como foi sua atuação no recente enfrentamento entre Evo Morales e a oposição.
Apesar disso, o trânsito de Marte na casa das relações com o estrangeiro no mapa do Brasil indica uma continuidade de tensões com outros países, mas a Nação vai crescer no comércio exterior e como força política da América do Sul.
A presença da Lua progredida na Casa 2 do mapa do Brasil, em conjunção com Plutão, regente de nossas reservas subterrâneas, propiciou a descoberta de reservas de petróleo, reforçada pela conjunção do planeta Júpiter (da expansão) com Plutão (das riquezas subterrâneas).
A oposição de Urano com o Sol, que representa os governantes, indica um aumento das greves e manifestações públicas de descontentamento, mas também uma desestruturação dos partidos de oposição. Urano também em oposição a Mercúrio traz a necessidade de estimular o comércio e defender nossos direitos comerciais no mercado externo.
Nesses últimos anos o poderoso planeta Plutão esteve passando pela Casa 10, a do governo, e influenciou a grande mudança política ocorrida, como, por exemplo, a ascensão do PT ao poder. Esse planeta hoje está passando pela Casa11 do Brasil, a que rege o Congresso e os parlamentares. As mudanças nessas áreas continuarão ocorrendo. Os próximos anos serão melhores, com o despertar de uma ampla visão mundial de proteção às riquezas do Brasil. Por ser do signo de Virgem, que rege as riquezas da natureza, vamos tomar mais consciência das nossas riquíssimas fauna e flora e das nossas águas.
Plutão em bom aspecto com Saturno do mapa natal do País aponta para uma situação de alívio e melhoria – a economia vai conseguir restabelecer-se, as contas ficarão mais equilibradas. Júpiter transitando o ano inteiro por Capricórnio, na Casa 12 do Brasil, traz uma proteção extra contra os inimigos e isso será muito bom para o País. Esse planeta benéfico cria uma sensação de otimismo e de expansão e abre espaço para os bons relacionamentos internacionais. Saturno em Touro do mapa natal do Brasil, em bom aspecto com a harmoniosa relação que Júpiter e Saturno estão formando no céu, em signos de Terra, faz com que o comércio de produtos de origem agrícola e tudo o que se relaciona com fazendas e imóveis estejam em alta.
A única ameaça é a oposição entre Urano e Saturno, que subsiste até meados de 2010, e que sinaliza uma forte probabilidade de colapso no setor de geração de energia elétrica.
Deixe um comentário