“Diretas-Já” na frente em semana difícil

Esta foi certamente a semana mais difícil para o Balaio desde a sua entrada no ar, em setembro do ano passado.

Variados problemas técnicos, que me impediram de atualizar o blog, e tentativas de mudança no sistema de moderação causaram transtornos aos leitores e, por isso, começo este balanço semanal pedindo desculpas a todos.

O fato positivo, para mim, foi a grande quantidade de comentários enviados por jovens para o Especial Diretas-Já, publicado no domingo passado, dia em que o primeiro grande comício da campanha, na praça da Sé, completava 25 anos (nenhum outro blog jornalístico que eu tenha visto lembrou da data).

Estudantes que nem tinham nascido em 1984, o grande ano do processo de redemocratização do país, participaram ativamente do debate, enviando boa parte dos 337 comentários que tornaram a matéria a mais comentada na última semana.

Em segundo lugar, ficou o caso do italiano Cesare Battisti, acusado pelo governo italiano por quatro homocídios, a quem o governo brasileiro concedeu status de refugiado político, que recebeu 208 comentários.

Um texto sobre a brava luta pela vida do meu amigo José Alencar, o vice-presidente da República que se submeteu a uma cirurgia de mais de 17 horas de duração, recebeu 190 comentários, a imensa maioria com palavras de estímulo e solidariedade.

Por falar nisso, quero abrir um parênteses para elogiar a belíssima reportagem sobre a cirurgia de Alencar escrita pela colega Adriana Dias Lopes, na revista Veja desta semana.

Foi o melhor trabalho publicado sobre este delicado assunto em toda a imprensa brasileira, destacando o trabalho da equipe médica, com a descrição completa dos procedimentos durante a longa cirurgia.

Como destaque negativo da semana, além dos problemas técnicos e de moderação, tivemos a volta de alguns mentecaptos, que tinham sumido do Balaio, e agora fizeram um verdadeiro passeio pelo Código Penal, cometendo crimes variados, de falsidade ideológica a acusações caluniosas.

Na medida do possível, excluí os dejetos que os cachorros loucos deixaram na área de comentários, mas me senti como se estivesse enxugando gelo.

Fizemos ume tentativa de mudar o sistema, represando os comentários até serem liberdados por mim, mas isso revoltou alguns leitores, pois impedia o diálogo entre eles _ uma das boas coisas do Balaio.

Claro que não se tratava de censura, mas, mesmo assim, diante da reação de bons parceiros/leitores do blog, voltei logo ao sistema anterior, que me permite excluir comentários ofensivos após a sua publicação.

Estamos estudando outras formas para fazer a moderação, garantindo a liberdade de todos e, ao mesmo tempo, adotando medidas para evitar que a internet se torne uma porta de banheiro _ um drama enfrentado por muitos colegas blogueiros.

Defendo, desde o começo, que todos os comentaristas se cadastrem e se identifiquem com seus nomes verdadeiros, recebendo uma senha para ter acesso ao blog, como alguns colegas meus de outros portais já fazem.

Tenho horror ao anonimato, uma covardia sem tamanho, que emporcalha este espaço democrático. Mais grave ainda é que agora alguns criminosos da net usam nomes de outros leitores para atacar fazer suas agressões.

Confesso a vocês que já não sei mais o que fazer, pois perco mais tempo cercando estes loucos que querem entrar no Balaio do que apurando e escrevendo minhas matérias.

O que fazer? Se algum leitor tiver uma boa sugestão, por favor mande pra mim.

Apesar de todos estes problemas, mesmo passando um bom tempo fora do ar, impedindo a publicação de novos textos, o Balaio manteve a boa média das últimas semanas, com as matérias recebendo um número de comentários na casa de três dígitos.

Então vamos logo aos números, com os três assuntos mais comentados durante a semana no Balaio, na Folha e na Veja (as duas publicações impressas que também fazem este tipo de levantamento).

Balaio

Especial/ Diretas-Já 25 anos: 337

Caso Cesare Battisti: 208

José Alencar: 190

Folha

Caso Cesare Battisti: 96

Israel X Palestinos: 41

Crise: 22

Veja

Aborto: 103

Cartilhas do MST: 47

Caso Cesare Battisti: 44

Em tempo: o post com o balanço da semana, que publico sempre aos domingos, hoje também entrou com atraso devido a novos problemas técnicos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.