Brasil campeão pela 4ª vez da Copa das Confederações (30/06/2013)
No dia 30 de junho, O Brasil bateu a Espanha por 3 a 0, no Maracanã lotado e sagrou-se campeão da Copa das Confederações de 2013. Esbanjando disciplina tática e determinação, a canarinho venceu com gols de Fred (duas vezes) e de Neymar. A seleção brasileira se consolida como a maior vencedora da Copa das Confederações, são 4 títulos: 1997, 2005, 2009 e 2013. Para além da festa nas arquibancadas e nas ruas do País, a equipe de Felipão mostrou sua identidade, força e confiança necessária para chegar bem ao Mundial de 2014.
Atlético Mineiro é campeão da Libertadores (24/07/2013)
Pela primeira vez na história, o Atlético MG foi campeão da Taça Libertadores da América. A equipe mineira disputou a finalíssima contra o Olímpia e, na primeira partida, jogando fora de casa, perdeu por 2 a 0. Na volta, em um Mineirão completamente lotado, o clube fez o que precisava e venceu a equipe paraguaia por 2 a 0, gols de Jô e Leonardo Silva. Nos pênaltis, brilhou novamente a estrela de “São Victor”, que garantiu o inédito título continental após triunfo por 4 a 3.
Flamengo é tricampeão da Copa do Brasil (27/11/2013)
O Flamengo venceu o Atlético PR e conquistou o terceiro título da Copa do Brasil. O primeiro confronto, disputado na Vila Capanema, em Curitiba, terminou empatado em 1 a 1. No jogo de volta, no Maracanã, a equipe carioca precisava de apenas um empate para conquistar o tricampeonato. E a vitória só chegou nos minutos finais, quando Paulinho fez boa jogada pela esquerda e encontrou Elias livre de marcação, o meia só teve o trabalho de empurrar para as redes, abrindo o placar, aos 41 minutos do segundo tempo. O gol fez com que os atleticanos saíssem mais para o jogo em busca do empate, que levaria para as penalidades. Foi quando, aos 47 do segundo tempo, após jogada truncada pelo meio, Luiz Antonio disparou pela linha de fundo, aplicou um ótimo drible, e rolou para Hernane, que com seu faro de gol, dominou, girou e bateu no canto, sacramentando o título e colocando ponto final na vitória por 2 a 0.
Cruzeiro conquista o título do Campeonato Brasileiro (13/11/2013)
Com uma campanha arrasadora, o Cruzeiro foi o campeão brasileiro de 2013 com quatro rodadas de antecedência. E tudo foi consolidado após vitória por 3 a 1 diante do vitória, no Barradão, que garantiu o título celeste. A equipe mineira chegou a abrir 16 pontos de vantagem para o segundo colocado, e dependia apenas dessa vitória para se sagrar tricampeã. Após quebrar uma marca inalcançável e se tornar a única equipe a vencer todos os seus oponentes, o Cruzeiro praticamente iguala a campanha de 2003, com 72% de aproveitamento.
Vôlei feminino
2013 foi um ano muito bom para o vôlei feminino. No primeiro ano após a conquista do bicampeonato olímpico, a seleção brasileira continuou com tudo e perdeu apenas uma partida na temporada de seleções. Mesmo testando novas atletas e tendo desfalques importantes ao longo dos meses, o time comandado por José Roberto Guimarães manteve a supremacia e faturou os cinco títulos que disputou: Montreux Volley Masters, Torneio de Alassio, Grande Prix, Sul-americano e Copa dos Campeões
Judô
2013 foi um ano para entrar na história do judô brasileiro. As judocas brasileiras garantiram o melhor resultado da história do país no torneio de judô por equipes. No mundial, Erika Miranda, uma das melhores judocas da atualidade, conquistou sua melhor marca na competição. Após ficar em quinto lugar duas vezes, a atleta garantiu a medalha de prata. Na categoria meio-pesado, Mayra Aguiar conquistou o bronze. E na categoria peso pesado, Rafael Silva e Maria Suelen Altheman garantiram duas pratas e ainda ajudaram a delegação brasileira a superar a histórica marca de cinco medalhas do mundial de Paris, em 2011. E o tão esperado ouro, ficou com a atleta Rafaela Silva. Lutando em casa, a brasileira venceu, por ippon, a norte-americana Marti Malloy, na final, conquistando o primeiro título mundial de judô de uma atleta brasileira.
César Cielo fatura dois ouros no Campeonato Mundial de Barcelona
Um dos maiores atletas do país, César Cielo, coroou 2013 com duas medalhas de ouro. O nadador conquistou o tricampeonato mundial dos 50m livre, onde fez o melhor tempo de sua vida sem supertrajes, 21s32 (recorde mundial não-oficial da prova sem os supertrajes), se tornando o primeiro tricampeão mundial da prova. E o bicampeonato dos 50m borboleta, com as marcas de 22s86 na semifinal e 23s01 na final.
Poliana Okimoto conquista três medalhas no Mundial de Esportes Aquáticos
A nadadora Poliana Okimoto obteve um desempenho histórico no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2013, em Barcelona. Primeiro, ganhou a medalha de prata na Maratona Aquática de 5 km, fazendo dobradinha com a brasileira Ana Marcela Cunha, que ganhou o bronze. Alguns dias depois, se tornou campeã mundial, obtendo a medalha de ouro na prova de 10 km, novamente fazendo dobradinha com Ana Marcela Cunha, que obteve a prata. Na prova por equipes com Allan do Carmo e Samuel de Bona, Poliana ainda conquistou uma medalha de bronze, fechando o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2013 com três medalhas conquistadas.
Arthur Zanetti fecha 2013 como o melhor ginata
Arthur Zanetti fecha o ano de 2013 com muitas conquistas. O ginasta venceu as etapas da Copa do Mundo de Doha, Catar (15.700), em março, e de Anadia, Portugal (15.800), em junho; foi bicampeão da Universíade de Kazã, na Rússia (15.875), em julho; campeão dos Jogos Regionais por São Caetano (15.750), também em julho; campeão brasileiro (15.800), em Vitória (ES), em agosto; campeão do Mundial de Antuérpia, na Bélgica (15.800), em outubro; e primeiro no Memorial Arturo Gender, na Suíça (15.750), também em outubro. O brasileiro fechou o ano com o ouro na Copa Toyota (15.875).
Brasil é campeão mundia no handebol feminino (22/12/2013)
Quando o ano esportivo já parecia praticamente sacramentado, veio inesperado e comemoradíssimo título das guerreiras brasileiras, as meninas do handebol, que contra todas as expectativas, foram até a Sérvia, derrubaram os favoritos e, na final, em jogo eletrizante, bateram as donas da casa e levantaram o caneco! Na partida final, na vitória por 22 a 20, destaque para Alexandra Nascimento, atual melhor jogadora do mundo. De quebra, Duda foi eleita a melhor jogadora da competição, assim como o paredão Babi, a melhor goleira.
Deixe um comentário