Cinco filmes de estrada

1 – O destino bate à porta (1946)

Direção: Tay Garnett

A história se passa na Califórnia dos anos 1930. O proprietário de um posto de gasolina e restaurante de beira de estrada, Nick Smith, contrata um novo frentista, Frank Chambers. O funcionário se apaixona pela mulher de seu patrão, Cora Smith, e os dois começam a ter um caso. Até que ela o convence a assassinar seu marido e fazer com que tudo aparente um acidente para que os dois fiquem com o dinheiro e os bens de Frank. Lara Turner declarou que Cora foi o papel que mais gostou de interpretar em toda sua carreira. 

2 – A morte pede carona (1986)

Direção: Robert Harmon

O suspense conta a história de Jim Halsey que está a caminho da Califórnia para entregar um carro quando dá carona para John Ryder, um psicopata que assassina os motoristas com quem viaja. Jim consegue escapar, colocando Ryder em uma perseguição implacável e cruel. O longa foi refilmado em 2007 por Dave Meyers.

3 – Encurralado (1971)

Direção: Steven Spielberg

David Mann está dirigindo pela Califórnia quando nota que está sendo perseguido por um caminhão gigantesco, como numa brincadeira perigosa, que na verdade é muito pior do que isso. O longa foi filmado originalmente para a televisão, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Filme Para Televisão em 1972, toda a filmagem durou apenas 13 dias.

4 – Diários de Motocicleta (2004)

Direção: Walter Salles

Um verdadeiro road-movie, narra as memórias de Che Guevara em sua expedição pela América do Sul aos 23 anos de idade com seu companheiro Alberto Granado. Durante a viagem, eles entram em contato com a realidade desigual e injusta do continente, o futuro guerrilheiro fica transtornado com o modo de vida dos indígenas. O roteiro, indicado ao Oscar, é uma adaptação do livro homônimo escrito por Guevara. O longa conta com Gael Garcia Bernal no papel principal.

5 – Central do Brasil (1998)

Direção: Walter Salles

Mais um dirigido pelo brasileiro Walter Salles, também responsável por On the Road, lançado há dois anos. Tem interpretações que emocionaram gerações por Fernanda Montenegro, Soia Lira e Vinícius de Oliveira. Narra a história de Dora, uma mulher que trabalha na estação Central do Brasil escrevendo cartas para pessoas analfabetas. Ana pede que ela escreva uma carta ao seu marido em nome de seu filho, Josué, que quer encontrar o pai. Ao sair da estação Ana é atropelada e Josué, de apenas 9 anos, se vê forçado a ficar na estação. Dora decide então ajudá-lo e levá-lo pelo Brasil até o sertão nordestino a encontro do pai.



Comentários

Uma resposta para “Cinco filmes de estrada”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.