Ele começou a trabalhar bem cedo e hoje, aos 74 anos, de repente, perdeu o emprego. Foram mais de sete décadas bem vividas, bem trabalhadas. Então, está na hora de se aposentar? Que nada, ele está procurando emprego. E ele é o tipo do cara que não precisa produzir currículo para distribuir. Todo mundo o conhece. Todo mundo sabe quem ele é. Todo mundo gosta dele. Bem, nem todo mundo. Ele já teve de correr muito pra não tomar uns tapas quando era juiz de futebol e já levou até um pontapé de um colega de profissão. Mas, apesar disso, pode-se dizer que ele é um cara muito, muito querido. J.R. Duran, quando propus fazer a foto para a capa, disse: “Que legal, adoro esse cara!”. Quando liguei para passar o endereço do estúdio, a hora da foto e o nome do fotógrafo, ele disse: “Porra, o Duran? Só espero que ele não me mande tirar a roupa”. Apesar dos seus mais de 70 anos, a garotada de 14 não para de citar os seus bordões. Não há jogo de futebol da molecada ou disputa de videogames tipo Fifa 2007, 2008, onde não se ouçam os inconfundíveis: “pelo amor dos meus filhinhos!”, “olho no lance!”.

Sylvio Luiz Perez Machado de Sousa, o Silvio Luiz, é o personagem da primeira capa da Brasileiros de 2009. E, por tudo o que foi dito acima, ele é um exemplo de luta, de persistência, de bom humor e de alegria. E essas são qualidades que desejamos a todos nós em 2009.

*

Luiza Sigulem, corintiana e estagiária de fotografia da Brasileiros desde o começo da revista, acaba de ser promovida a fotógrafa. E não por nada é ela a autora da belíssima foto de Silvio Luiz desta página.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.