Não aprendi dizer adeus!

A Copa do Mundo da África do Sul pode ser a última esperança de muitos jogadores alcançarem a glória. As principais seleções do mundo têm jogadores históricos que dificilmente virão para o Brasil em 2014. Veja alguns:Verón (Argentina)

Juan Sebastian Verón já é um velho conhecido do futebol mundial. Em 1998, estava presente na equipe que foi eliminada pela Holanda nas quartas de final da Copa da França.Depois disso, começou a fazer muito sucesso no futebol italiano, principalmente jogando pelo Lazio. Em 2001, foi vendido para o Manchester United por 28 milhões de libras, a maior transferência do futebol inglês na época. Após um início promissor, a inconstância e as contusões fizeram com que imprensa e torcedores exigissem sua saída. Quando o Chelsea ofereceu 15 milhões de libras, praticamente metade do montante que os Diabos Vermelhos haviam pago, não foi difícil tirar o caro jogador de Old Trafford.Mas o rápido futebol inglês não era mesmo o lugar para o classudo Verón. No Chelsea, o meia pouco jogou. A conceituada revista Times listou o argentino como uma das 50 piores contratações da história do futebol inglês. Após participar da fraca campanha portenha na Copa de 2002, com a eliminação na primeira fase do mundial da Coreia do Sul e do Japão, Verón foi dado como página virada no futebol.Após se transferir para a Inter de Milão, La Brujita voltou a encontrar seu melhor futebol. Mesmo assim, não foi chamado para a Copa do Mundo de 2006 pelo técnico José Pekerman.Em 2006, foi emprestado pelo Chelsea ao Estudiantes, clube em que iniciou no futebol. Um ano e um título argentino depois, Véron resolveu retornar de vez para encerrar a carreira no Estudiantes. Capitão e maestro do time, levantou a taça da Copa Libertadores em 2009, quando comandou a equipe na virada sobre o Cruzeiro (2 a 1), em pleno Mineirão, na decisão.Com a entrada de Maradona na seleção argentina, muitos medalhões acabaram de fora, como é o caso de Cambiasso e Zanetti. Verón ganhou espaço novamente com o amigo e estará na África do Sul com 35 anos, seguramente seu último mundial.Puyol (Espanha)

A zaga parece mesmo o lugar das maiores despedidas nesse mundial. Aos 32 anos, Carles Puyol é quem deve fazer sua última participação em Copas do Mundo.O zagueiro defendeu o Barcelona durante toda a vida, o que sempre gerou certa desconfiança por grande parte da torcida espanhola. Isso porque o Barcelona faz parte da comunidade autônoma da Catalunha, onde muitos se dizem catalães e não espanhóis.Em seu clube, Puyol não tem do que reclamar, ganhou tudo que um jogador pode ganhar. Na seleção, o jogador foi medalha de prata na Olimpíada de Sydney, em 2000, mas afundou junto com as equipes em 2002 (quartas de final) e 2006 (oitavas de final). Após conquistar a Eurocopa de 2008, terá a oportunidade de se tornar uma unanimidade no país caso vença a Copa do Mundo de 2010 que, muito provavelmente, será sua última.Cannavaro (Itália)

Com 36 anos de idade, Fabio Cannavaro ensaia a sua despedida do futebol mundial. Nessa semana, ele confirmou que deixará a Juventus para ganhar merecidos petrodólares nos Emirados Árabes (vai jogar pelo Al Ahli). Nos últimos anos, muitos outros craques da bola tomaram o mesmo trajeto, a fim de fazer o último pé de meia.Cannavaro não tem mais nada a provar no futebol e encerra a carreira como um dos jogadores mais gloriosos do futebol mundial. Defendeu equipes como Juventus, Inter de Milão e Real Madrid. Pela Itália, sempre viveu à sombra de Paolo Maldini nas Copas de 1998 e 2002. Quando teve a responsabilidade de comandar a, historicamente, melhor zaga do mundo, não decepcionou. Levantou o caneco em 2006, como capitão e, de quebra, foi eleito o melhor jogador do planeta aos 33 anos de idade. Nos gramados da África do Sul, teremos a última oportunidade de ver o clássico zagueiro jogar.Lampard (Inglaterra)

Frank Lampard é um fenômeno do futebol atual. Enquanto os grandes craques começam a ser descobertos na juventude, o meia só foi por seu nome entre os grandes quando beirava os 26 anos.Lampard apareceu no West Ham, equipe que tem forte tradição em revelar jovens promessas. Em 1999, foi chamado pela primeira vez para a seleção inglesa, porém, ficou de fora da Euro em 2000 e da Copa do Mundo em 2002.Desde 2001 no Chelsea, o jogador presenciou a chegada dos petrodólares ao Chelsea, injetados pelo bilionário russo Roman Abramovich, e viu sua equipe se transformar de mediana a potência. Apesar de muito investimento com contratações, o maestro do Chelsea já fazia parte do elenco e só precisava de bons jogadores a seu lado para mostrar excelente futebol.Na África do Sul, Lampard terá a responsabilidade de comandar o meio campo inglês junto com Steven Gerrard. Sem David Beckham, Lampard, com certeza, será o grande responsável em caso de vitória ou de derrota inglesa. Uma despedida amarga ou gloriosa.Lúcio (Brasil)

Nosso capitão na África do Sul deverá fazer sua despedida da seleção em 2010. Com 32 anos, na próxima Copa o zagueiro terá 36, idade avançada para um jogador da posição.Mas Lucimar Ferreira da Silva não tem do que reclamar. Em sua estreia em Copas do Mundo, em 2002, levantou o caneco e teve participação importante na conquista. Em 2006, na Alemanha, foi um dos únicos que se salvaram naquela triste campanha e ainda estabeleceu um novo recorde ao ficar 386 minutos sem cometer uma única falta, apenas três minutos a mais que a marca do paraguaio Gamarra, na Copa de 1998.Nos últimos anos, a seleção sofreu uma inversão de valores: antes exaltada pelo poder ofensivo, hoje é muito elogiada pela qualidade de seu sistema defensivo e grande parte dessa mudança se deve ao fator Lúcio. Como capitão, deve liderar a seleção brasileira na África do Sul no que provavelmente será sua última Copa. Porém, muito raçudo, não duvidem se o vovô Lúcio aparecer entre os 23 por aqui no Brasil, daqui a quatro anos.

MAIS:
– Veja o nosso infográfico sobre os estádios da Copa
– Conheça as cidades sede com nosso infográfico
– Página especial da Copa do Mundo de 2010 no iG
Site oficial da Copa do Mundo de 2010


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.