Nesta semana, muitas notícias sobre este mundo da internet. Altas conexões, se é que você me entende. Para quem precisa de informação: chegou a hora! É o seu semanário no ar.
1- Disputa eleitoral engoliu o Marco Civil da Internet
Na segunda (10), a presidenta Dilma Rousseff se reuniu com a cúpula peemedebista, mas o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) não foi convidado. Ele ficou chateado.
Estão me ligando para falar da reunião de hj do PMDB com a Pres.
— DeputadoEduardoCunha (@DepEduardoCunha) 10 março 2014
E bom deixar claro,que eu só expresso e so expressarei o que a bancada pensa e decide.Logo tentar me isolar e isolar a bancada do PMDB
— DeputadoEduardoCunha (@DepEduardoCunha) 10 março 2014
A decisão gerou a formação de um blocão da base aliada descontente – que já perdeu força. Esse bloco, liderado por Cunha, conseguiu emplacar um CPI para investigar a Petrobras e transformou o Marco Civil da Internet em uma das principais moedas de barganha do Congresso Nacional. O problema é que este lobby, junto do das teles, pode acabar com os direitos dos usuários (privacidade e neutralidade da rede). Como defesa, o governo, desta vez, retirou o projeto da pauta. Vamos acompanhando.
2- Aécio Neves tenta limpar reputação no Google
O senador Aécio Neves (PSDB-MG), aspirante à Presidência, é autor de duas ações na Justiça de São Paulo em que pede a remoção de links e perfis em sites de buscas e redes sociais da internet que relacionam seu nome ao “uso de entorpecentes” e desvio de dinheiro durante sua gestão como governador de Minas Gerais. No processo, os advogados do Google disseram que Aécio “parece ‘sensível’ demais às críticas sobre sua atuação”. Leia mais.
resultado: pedido de aécio para excluir posts relacionando-o a entorpecentes virou meme (via @caroltypes no face) pic.twitter.com/iEj138z9UR
— cynara menezes (@cynaramenezes) 14 março 2014
3- Semana de irritação e vazamentos
Chateadíssimo, o fundador e diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, afirmou na quinta-feira (13) que telefonou para o presidente Barack Obama para dizer que o governo americano está acabando com a confiança na internet com seus programas de espionagem.
É que foram vazadas informações que apontavam que a Agência de Inteligência Americana (NSA), com ajuda da agência britânica, se fazia passar pelo Facebook para instalar malwares que possibilitavam a coleta de dados de computadores em escala massiva. “O governo dos Estados Unidos devia ser um defensor da internet, não uma ameaça. Devia ser transparente em relação ao que está fazendo, ou as pessoas vão pensar o pior”, disse. Leia mais.
Ainda envolvendo Zuckerberg, uma falha de segurança no sistema Android permitiu que outros aplicativos tivessem acessos às conversas e dados do WhatsApp. Imagine aquele bate-papo sem noção, que você mandou para um paquera, nas mãos de desenvolvedores de aplicativos… Entenda. #TEN-SO
4- Lição exemplar
Um casal britânico resolveu fazer uma parada rápida em uma galeria de arte e deixou Fern, da raça Boxer, dentro do carro. Passados 20 minutos, quando Graham e Fiona Haddow retornaram, eles pensaram que uma tragédia havia acontecido, pois encontraram muitas pessoas em volta do veículo. Chegando perto perceberam que todas elas riam. O motivo: infeliz por ter sido deixada, a cadelinha passou para o banco do motorista e buzinou por 15 minutos, sem parar. Algo como: “Hey, nunca mais esqueçam de mim, ok?”. Lição dada.
A gatinha celebridade da web Lil Bub achou esse escândalo desnecessário.
5- Carolina é 100
Na sexta-feira (14), celebramos o centenário de Carolina Maria de Jesus, a escritora negra que narrou as condições da favela em “Quarto de despejo – Diário de uma favelada”, publicado em 1960. A obra foi traduzida para 15 idiomas. Seu texto é de rasgar o peito. A pobreza como um soco no estômago, em que a cor da fome é amarela. Ela fala de Jânio Quadros, da presença da polícia, das brincadeiras de crianças, da morte e dos clichês sobre a democracia racial. “Ela era uma pessoa autoritária, forte. Com vontades de fazer grandes coisas”, afirma Audálio Dantas, o jornalista que descobriu esta voz no Canindé. Leia mais.
6- A irracionalidade e o cérebro enquanto pus
Enquanto relembramos o centenário de uma mulher que usou a escrita como ferramenta para subverter a ordem, agora precisamos falar da conversão de escrita em resíduo purulento. Hehe. É que um colunista da Veja, também “escritor” de uma obra sui generis, publicou uma “carta aberta” para a atriz Letícia Spiller, que teve sua casa roubada na última semana.
Promovendo seu livro “Esquerda Caviar”, em que destila ódio por quem pensa diferente, Rodrigo Constantino despejou todo seu rancor, questionando tendências políticas da atriz, que afirmou em entrevista que, se um dia usou a camiseta com a bandeira dos EUA, hoje usaria a de Che Guevara. O texto, segundo o próprio autor, teve mais de um milhão de acessos. Mas a repercussão foi tão negativa que ele teve que fazer um segundo texto se justificando pela inoportuna ideia de divulgar seu livro com a tragédia alheia.
Outra que foi vítima de discurso de ódio foi a deputada federal Manuela d’Ávila (PC do B – RS). Ela sofreu um assalto quando chegava em sua casa no domingo passado. O episódio virou reportagem sensacionalista e ela, vítima de comentários irracionais nas redes sociais, motivados por ódio e rancor.
7- Enquanto isso: Discursos convergentes
Falando em discurso de ódio, a polêmica “jornalista” Raquel Sheherazade teve seu último comentário no Jornal do SBT divulgado na página pessoal de Fernando Henrique Cardoso. Conexões medonhas. Já diria Regina Duarte: “Eu tenho medo”.
8- Enquanto isso: Paul McCartney? Quem?
Um grande compositor, uns diriam. Outros destacariam seu lado ativista. Outros o seu legado nos Beatles. Mas Tatiele Polyana, participante do reality show Big Brother Brasil, não sabia quem era o sujeito. Na quarta-feira (12), a BBB elogiava a pronúncia do inglês de Clara, sua colega de confinamento, quando cometeu uma gafe. “Quero aprender. Mas nem consigo falar Amy Winehouse”, disse. “Fala Paul McCartney”, brincou Clara. “Mas o que significa Paul McCartney?”, perguntou. Paul preferiu deixar quieto.
9- Selfies e política
Pesquisa feita pela revista TIME no Instagram revelou as cidades com mais autorretratos no mundo: Makati, nas Filipinas, é a campeã mundial. No Brasil, Carapicuíba e Vitória são as capitais da “selfie”. Enquanto isso, na Venezuela, Maduro e o ator Sean Penn posam para uma selfie durante o anúncio da compra milhares de tablets produzidos no Haiti, que serão distribuidos a estudantes universitários venezuelanos. A imagem gerou repercussão, tanto quanto os outros exemplos já consagrados (o Papa mostrando que realmente é pop e Obama comentendo a gafe da selfie no funeral de Mandela). Veja na galeria abaixo, com o bônus da selfie tirada na premiação no Faustão na noite deste domingo:
Sobre Maduro, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) vai formar comissão para acompanhar a situação da Venezuela.
10- Uma semana e nada do avião…
O Boeing 777 da Malaysia Airlines está desaparecido há uma semana. No sábado (15), a investigação apurou que a aeronave teve suas comunicações deliberadamente desativadas e seu último sinal veio cerca de sete horas e meia depois da decolagem. Nenhum vestígio foi encontrado desde que ele desapareceu em 8 de março com 239 pessoas a bordo. A investigação vasculha passado dos pilotos e da tripulação. O mundo tenta entender o que ocorreu.
11- Referendo na Crimeia
Cerca de 1,5 milhão de habitantes da Crimeia votaram, no domingo (16), para decidir se fica ao lado da Ucrânia ou da Rússia, apesar de todos os protestos e das tentativas das potências ocidentais de impedir o referendo. Enquanto isso, um drone (avião não-tripulado) estava voando a cerca de 4.000 metros, na Crimeia. Leia.
12- “Falácias de doer a retina”
Foi assim que, nesta semana, o Judiciário descreveu o jornalismo da revista Veja. Após quase oito anos, o TJ-SP decidiu, em segunda instância, que a família do fundador do PT, bancário e ex-ministro da Secretária de Comunicação Social do Governo, Luiz Gushiken, deve ser indenizada por reportagem publicada na revista Veja. O político morreu em setembro do ano passado, após enfrentar uma longa batalha contra um câncer.
A reportagem publicada em maio de 2006 afirmava que Gushiken mantinha conta bancária secreta no exterior. Na mesma edição, Diogo Mainardi também falou sobre o tema. No entendimento do Judiciário, a revista errou: “(A Veja) Não oferece um único indício digno de confiança”. A família de Gushiken deve receber R$ 100 mil. O preço do anúncio de uma página na VEJA está tabelado em R$311 mil. A sentença assinada pelo desembargador Antonio Vilenilson afirma que a revista abusou da liberdade de imprensa.
13- Prefeito de Campo Grande (MS) é cassado pela Câmara dos Vereadores
Alcides Bernal (PP) foi cassado na madrugada de quinta-feira (13) por 23 votos a 6. A Superintendência de Comunicação da Prefeitura afirmou que Bernal considera a cassação um golpe político, já que as acusações foram “baseadas num relatório de CPI, que já foi julgado improcedente”.
14- Morre Paulo Goulart
Na quinta-feira (13), nos despedimos de Paulo Goulart. Uma das vozes mais marcantes e das atuações mais expressivas da televisão brasileira. Ele estava internado desde janeiro e morreu em decorrência de um câncer. O ator de 81 anos tinha a companhia de toda a família na hora da morte. RIP.
15- Pokémon será o mascote do Japão
A seleção japonesa pode não estar entre as favoritas para conquistar a Copa do Mundo do Brasil, mas fora de campo ganhou uma torcida de peso. De verdade. A Adidas e a Nintendo anunciaram que o time terá como mascote oficial Pokémon, uma das marcas mais famosas da gigante dos videogames. *.*
16- Cinquenta anos de história
Destaque da edição de março da Revista Brasileiros é o caderno 50 anos do Golpe de 64, editado por Luiza Villaméa. Temos algumas matérias disponíveis no nossos site, para você se inspirar e ir buscar o seu exemplar na banca.
Ah! Nesta semana estreamos o blog Diário do Golpe de 64, em que Luiza narra os bastidores, fatos e curiosidades dos últimos dias do governo de João Goulart. Está imperdível. Assim como é quente a entrevista com o Juiz Baltasar Garzón, que expediu mandato que prendeu Pinochet. Ele falou à Brasileiros sobre investigações dos crimes das ditaduras nos países e afirma: “Brasil está mais avançado que Espanha”.
17-Duas perguntas aos leitores
Nós queremos saber… Você acredita no Brasil? Deixe a sua opinião no nosso site e concorra a uma assinatura todo mês. Outra pergunta tem a ver com preconceito. Você sabe, na semana passada, o arbitro Márcio Chagas da Silva foi alvo de manifestações racistas por parte dos torcedores em partida entre Esportivo e Veranópolis. No mesmo dia, o volante santista Arouca foi chamado de “macaco” em partida contra o Mogi Mirim. Na última semana, Rogerio Ceni, goleiro do São Paulo, foi chamado de “bicha” pela torcida do Corinthians. Queremos saber a sua opinião: Os clubes devem ser punidos pelas manifestações preconceituosas da torcida?
18- CHEGA!
Nesta semana, começamos falando de resoluções para regulamentar a internet livre e democrática para os brasileiros, que vem sendo constantemente barrada pelo lobby das operadoras de telefonia. E vamos terminar falando que na quarta-feira (12) a World Wide Web completou 25 anos. Não sabemos o que vem pela frente. Sabemos que toda aquela sensação de território livre e anonimato já era. Que privacidade dos dados não são respeitados – alô, NSA! Mas sabemos que sem ela não vivemos. <3
Em homenagem à WWW, encerramos esta edição com o barulhinho saudoso da conexão 1.0. Boa semana para todos!
Leia as outras edições do QUE SEMANA! e baixe o aplicativo da Revista Brasileiros no iTunes e leia a versão para iPad.
Deixe um comentário