O seminário Rumos da Economia – O que fizemos e o que precisamos fazer acontece na próxima segunda-feira, dia 28 de abril, no Hotel Tivoli, em São Paulo. Participe desse diálogo sobre o Brasil que cresce, inscreva-se gratuitamente!
O debate começa às 9 horas, com a abertura do diretor editorial da Revista Brasileiros, Hélio Campos Mello. Às 9h30, o Ministro da Fazenda Guido Mantega apresenta um panorama geral da economia do país mediado por Luiz Gonzaga Belluzzo, diretor e professor da Faculdades de Campinas. Às 14 horas, está programado um grande debate sobre a política monetária e economia brasileira, com as falas de Ernesto Lozardo, Renato Meirelles, Octavio de Barros, Joesley Batista, Márcio Holland, Caio Megale.
Conheça os palestrantes que irão participar do evento:
Caio Megale
Economista. Desde janeiro de 2011, integra a equipe econômica do Banco Itaú. Antes, atuou como economista no Lloyds Bank, Gávea Investimentos e Mauá Investimentos. Formado pela Universidade de São Paulo, com mestrado na PUC-Rio, é colunista do jornal Valor Econômico e da revista América Economia. Foi professor de Economia no Insper-SP.
Joesley Mendonça Batista
Presidente da J&F Investimentos, empresa que atua em vários segmentos e tem cerca de 200 mil colaboradores em mais de dez países. Iniciou carreira na JBS, no departamento financeiro. Em 2006, tornou-se presidente da empresa, cargo que ocupou por cinco anos. Além de estar à frente da J&F, é também presidente do conselho da JBS e membro do conselho da Pilgrims Pride Corporation.
Octavio de Barros
Economista-chefe do Bradesco. Foi assessor do Ministério da Fazenda em duas ocasiões e primeiro economista convidado do Banco Central do Brasil. Atuou como consultor do BNDES, visiting-fellow do Centro de Desenvolvimento da OCDE. Foi também diretor de Economia da FEBRABAN e, atualmente, é vice-presidente da Câmara de Comércio França-Brasil e membro do Conselho Superior de Economia da FIESP. É autor, com Fabio Giambiagi, dos livros Brasil Globalizado e Brasil Pós-Crise: Agenda para a Próxima Década.
Renato Meirelles
Presidente do Data Popular, instituto de pesquisa pioneiro e referência absoluta no conhecimento das classes C, D e E no Brasil. Comunicólogo com MBA em Gestão de Negócios, foi colaborador no livro Varejo para Baixa Renda, publicado pela Fundação Getúlio Vargas, e autor do Guia para Enfrentar Situações Novas Sem Medo, publicado pela Saraiva. Em 2012, fez parte da comissão que estudou a nova classe média, na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. No Data Popular, conduziu mais de 300 estudos sobre o comportamento do consumidor emergente brasileiro.
Luiz Gonzaga Belluzzo
Economista. Professor titular da Unicamp e da FACAMP. É sócio-fundador da Faculdade de Campinas. Formado em Direito pela Universidade de São Paulo. É pós-graduado com especialização em Desenvolvimento e Programação Industrial. Entre 1985 e 1987, foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda e, posteriormente, entre 1988 e 1990, foi secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo. Em 2001, foi incluído no Biographical Dictionary of Dissenting Economists, entre os cem maiores economistas heterodoxos do século 20. Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico em 2008, concedido pela Presidência da República.
Márcio Holland de Brito
Secretário de Política Econômica no Ministério da Fazenda (MF/SPE). Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp, com pós-doutorado em Economia pela Universidade da Califórnia. Foi visiting-scholar no Center for Latin American Studies, da UC-Berkeley. É professor na Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, onde atuou como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Economia. Ele também foi Secretário Executivo Adjunto da ANPEC (Associação Nacional dos Centros de Pós-Graduação em Economia). Com trabalhos publicados em diversas revistas acadêmicas nacionais e internacionais, realiza pesquisas sobre macroeconomia aberta e finanças internacionais.
Ernesto Lozardo
Economista e administrador de empresas, é professor de Economia na Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo, assessor da Presidência do BNDES e consultor da revista Brasileiros. Formado em Administração na New York University e em Economia na Columbia University. Foi secretário de Planejamento, Economia e Gestão do Estado de São Paulo e presidente da PRODESP, onde criou o Info São Paulo, que, em 1996, passou a ser denominado de Poupa Tempo. É autor de artigos e livros, como Globalização: A Certeza Imprevisível das Nações.
Guido Mantega
Ministro da Fazenda desde 2006. Formado em Economia na Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Professor de Economia da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo. Doutor em Sociologia do Desenvolvimento, integrou o Study Group sobre desenvolvimento no Institute of Development Studies (IDS) da Universidade de Sussex, Inglaterra. Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão entre 2003 e 2004. Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), até março de 2006.
Deixe um comentário