Os circos vêm aí!

Foto: Divulgação
Picadeiro Aéreo. Foto: Divulgação

O circo vem aí. Ou melhor, os circos vêm aí. Com 23 espetáculos (15 nacionais e 8 estrangeiros), 12 intervenções artísticas, mesas de discussão, workshops e uma grande exposição, a segunda edição do Circos – Festival Internacional Sesc de Circo acontece entre os dias 23 de maio e 1o de junho em 13 unidades do Sesc em São Paulo. Com o intuito de ampliar o imaginário das pessoas em relação à arte circense e questionar o senso comum em torno dela, o evento reúne grupos com diferentes linguagens e propostas, das mais tradicionais até as mais contemporâneas.

Após a primeira edição focada na dramaturgia do circo, em 2013, o festival parte este ano da ideia de “(des)virtuose” como conceito curatorial central. Se a palavra – inventada pela curadoria – pode soar estranha, já que o que se espera de um artista circense é o virtuosismo e a perfeição, é justamente essa a ideia do Sesc: mostrar o que há de mais humano por trás do circo. Desse modo, o risco, o erro e a imperfeição entram em questão, como explica Carolina Garcez, uma das coordenadoras do festival: “A gente brinca com espetáculos que levam o risco ao seu limite ou que têm o erro como estética. Além disso, temos espetáculos com artistas que têm corpos ditos imperfeitos, como portadores de necessidades especiais ou pessoas que estão na terceira idade”.

Mas ela ressalta que a ideia não é, de modo algum, “desmascarar” ou tirar a magia do circo. Pelo contrário, é potencializar o encanto. “O circo continua sendo o maior espetáculo da terra, só que sobre um ponto de vista diferente.” Nesse sentido, a exposição Circo da Gente, montada no Sesc Santo André, é também um dos caminhos para mostrar a vida real por trás do espetáculo, ou seja, para “abrir as estruturas” ao visitante. A mostra explora a atmosfera de um circo itinerante de antigamente e seus bastidores, quando ainda não predominava o circo de lona e as grandes produções, mas sim o circo familiar com pequenas tendas e trailers que corriam o País.

Ao mostrar o circo a partir do conceito de (des)virtuose, como explica Garcez, o Sesc não faz do festival um acontecimento menos festivo e divertido. E quem quiser acompanhar os espetáculos e intervenções poderá ver alguns dos grandes nomes do circo na atualidade, como a Cia Família Bolondo/ Ateneu Popular 9 Barris (Espanha), a Circa (Austrália), a Organización Efimira (México/Argentina/ Irlanda/ Espanha) e a Cie. EA EO (Bélgica). Entre os brasileiros, destaque para o Circo Zanni, que completa dez anos, o Parlapatões, a Trupe da Lona Preta, os Irmãos Sabatino e a Nau de Ícaros, entre outros. A programação completa está no site.

Circos – Festival Internacional Sesc de Circo
De 23 de maio a 1 de junho de 2014
Em 13 unidades do Sesc 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.