Ricardo Resende é o novo curador do Museu Bispo de Rosário

gfgf
O curador Ricardo Resende. Foto: Divulgação

Depois de quatro anos como diretor geral do Centro Cultural São Paulo (CCSP), Ricardo Resende será o novo curador do Museu Bispo do Rosário, no Rio de Janeiro, após a saída de Wilson Lázaro do cargo. A instituição, voltada a promover a obra do emblemático artista Arthur Bispo do Rosário (1911-1989), é situada na zona oeste da capital, em um prédio do início do século XX no qual funcionava o hospital psiquiátrico onde viveu o artista.

Segundo texto divulgado pela assessoria do museu: “A expectativa é que Ricardo Resende legitime a obra de Bispo do Rosário no contexto da arte contemporânea e torne a instituição uma referência museológica na guarda de um dos patrimônios artísticos mais valiosos do Brasil. Resende tem agora o desafio de transformar a programação do museu e atrair mais público ao espaço, localizado bem longe da Zona Sul e a 30 km do centro da cidade”.

Além de diretor do CCSP, Resende já teve importantes cargos no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP), foi diretor do centro de Artes Visuais da Funarte e diretor geral do Centro Dragão do Mar, em Fortaleza. Trabalhou também com o Projeto Leonilson, que colocou a produção do artista brasileiro em destaque em museus como o MoMA, de Nova York , e a Tate Modern, de Londres.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.