Todos os caminhos levam ao grande sertão

Todos os caminhos levam ao grande sertão. Foto: Hélio Campos Mello/CULTURA!Brasileiros
Todos os caminhos levam ao grande sertão. Foto: Hélio Campos Mello/CULTURA!Brasileiros


CULTURA!Brasileiros
propõe um passeio ao longo de suas quase 600 páginas, com todos os seus enigmas e maravilhas, e também pelas regiões que inspiraram a obra-prima, de Cordisburgo à Chapada do Urucuia. Para a primeira etapa da nossa travessia, Hélio Campos Mello, diretor de redação de Brasileiros e fotógrafo de foco afiado, partiu em busca do sertão, “essa confusão de grande demasiado sossego”, e refez alguns dos caminhos de Riobaldo, Diadorim, Zé Bebelo, Hermógenes e outros personagens criados por João Guimarães Rosa. É ver, vendo.

“…começos do Carinhanha e do Piratinga filho do Urucúia – que os dois, de dois, se dão as costas. Saem dos mesmos brejos-buritizais enormes. Por lá, sucurí geme.
Cada surucuiú do grosso: vôa corpo no veado e se enrosca nele, abofa – trinta palmos! Tudo em volta, é um barro colador, que segura até casco de mula, arranca ferradura por ferradura. Com medo de mãe-cobra, se vê muito bicho retardar ponderado, paz de hora de poder água beber, esses escondidos atrás das touceiras de buritirama. Mas o sassafrás dá mato, guardando o pôço; o que cheira um bom perfume. Jacaré grita, uma, duas, as três vezes, rouco roncado. Jacaré choca-olhalhão, crespido do lamal, feio mirando na gente.
Eh, ele sabe se engordar.
Nas lagoas aonde nem um de asas não pousa, por causa de jacaré e da piranha serrafina. Ou outra – lagoa que nem não abre o olho, de tanto junco. Daí longe em longe, os brejos vão virando rios. Buritizal vem com eles, buriti se segue, segue…”

No álbum abaixo, algumas fotos do sertão de Guimarães Rose por Hélio Campos Mello. Na edição da revista, que já está nas bancas, você confere a seleção de fotos feita pelo fotógrafo e diretor de redação da Brasileiros.

Outras reportagens

A reportagem completa você confere na edição da CULTURA!Brasileiros 01, já nas bancas. Nela você encontra resenhas, ensaios fotográficos, dicas de música, cinema, literatura, HQ, além de grandes reportagens, como as que foram dedicadas a João Guimarães Rosa.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.