Clic!Clic!Clic!?Enquanto escrevo este editorial, zilhões de imagens estão sendo captadas por pessoas nos cinco continentes. A fotografia seduz, emociona, denuncia, cataloga e se consagra como a mais popular e globalizada vertente da arte. Não por acaso, dedicamos todo este número da Arte!Brasileiros à fotografia, o que resultou em uma edição desafiante, não só pela profusão de imagens que tínhamos em mãos, mas também pelo recorte que se impunha.
Da capa até a última página, a Arte!Brasileiros – Especial Fotografia registra trabalhos antológicos de Irvin Pen, Ansel Adams, Dorothea Lange, passando pelos contemporâneos Robert Rauschenberg, Cindy Sherman, Shirin Neshat, Sebastião Salgado e muitos outros.
O lançamento coincide com a abertura da SP-Arte/Foto, que em sua quarta edição se reafirma como eficiente vitrina, não só para profissionais consagrados, mas também para jovens ainda em percurso. Para ajudar na empreitada, convocamos especialistas na área: professores, críticos de fotografia, historiadores, e entrevistamos curadores responsáveis pelos acervos de fotografia mais preciosos do Brasil, como o do Instituto Moreira Salles, que detém uma ampla coleção de fotos históricas; o do Museu de Arte de São Paulo – MASP, com sua coleção Pirelli, que ao longo dos anos tem revelado muitos talentos; o do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM, que reúne imagens da história da fotografia; e o da Pinacoteca do Estado de São Paulo, que também dá forte contribuição para o panorama da fotografia contemporânea.
Nos Estados Unidos, fomos à Califórnia para conferir as exposições que integram as comemorações dos 75 anos do Museu de Arte Moderna de São Francisco, um dos pioneiros a abrir suas portas à fotografia, já em 1935. Quando a pop art encontrou resistência em alguns museus, o SFMoMA promoveu o trabalho de artistas como Robert Rauschenberg e Andy Warhol. Sandra Phillips, curadora e responsável pelo acervo fotográfico do museu, nos concedeu uma breve entrevista.
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