Ai Weiwei se une à campanha da Anistia Internacional em favor de Snowden

maxresdefault
Ai Weiwei. Foto: Divulgação

Dissidente político, o artista chinês Ai Weiwei é famoso por suas obras engajadas. Recentemente, aderiu à campanha Escreva por Direitos promovida pela Anistia Internacional. Trata-se de uma iniciativa que pede que apoiadores escrevam para autoridades com o intuito de destacar casos de violação dos direitos humanos.

A campanha foca em 11 casos neste ano, incluindo o do norte-americano Edward Snowden, ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional que deixou o país em 2013 após vazar detalhes sobre programas de vigilância do governo. Outros casos são o da ativista iraniana Zeynab Jalalian, que está cumprindo prisão perpetua no Irã, e a camponesa peruana Máxima Acuña, que enfrenta pressões para deixar sua propriedade, ameaçada por uma empresa mineradora. Há ainda um caso brasileiro, o da comunidade de Santa Rosa no Maranhão que luta pela regularização fundiária de suas terras (leia sobre todos os casos no site da Anistia).

Como parte da campanha, Ai Weiwei fez uma peça para cada um dos 11 casos utilizando peças de lego. Ainda neste ano, ele também se engajou na causa dos refugiados, criando obras sobre o tema. Em Berlim, por exemplo,Weiwei reuniu 14 mil coletes salva-vidas nas colunas da sala de concertos, chamando atenção para as mortes de milhões de pessoas que tentam entrar na Europa.

 

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.