Intitulada Lembre-se de lembrar: uma aproximação de artistas latino americanos à sua história, a coletiva reúne dez artistas que nasceram ou vivem na América Latina sob a curadoria da chilena Alexia Tala. Trabalhando em diferentes suportes como vídeo, pintura, colagem, fotografia e escultura, os artistas expressam suas visões políticas, religiosas, estéticas e econômicas da América Latina.
Apesar das diferentes linguagens utilizadas os artistas partem da mesma premissa de reinstalar a história de seus próprios países, buscando referências e informações através da memória. Este resgate de informações pode ser visto como uma releitura do passado – evidenciando seu caráter retórico, incompleto e ficcional – e consequentemente uma análise do presente.
Como afirma a curadora, independentemente das ideologias políticas que foram dominantes no continente, os setores de oposição, nestes momentos, foram silenciados e reprimidos. Depois de tanto silêncio, a identidade latino-americana tem muito a dizer. A obra de Alfredo Jaar, utilizando uma frase de Samual Beckett, I can’t go on – I will go on, sugere uma leitura do que foi historicamente o sentimento de enfrentar a ditadura, com manipulações e injustiças. Enrique Ramirez, Carlos Garaicoa e Sandra Gamarra se focam em imagens particulares que remetem a distintas violências político-econômicas da história e do cotidiano latino-americano.
Cada artistas com seu próprio percurso, apresenta distintas visões, ficções e críticas. A mostra apresenta portanto, um recorte interessante e relevante no atual contexto político brasileiro. Participam ainda, Alberto Baraya, Carlos Motta, Glenda Léon, Karlo Andrei Ibarra, Lotty Rosenfeld e Melanie Smith.
Serviço: Lembre-se de lembrar: uma aproximação de artistas latino americanos à sua história
Abertura dia 15 de março às 19h
Exposição de 16 de março a 28 de maio
Carbono Galeria
Rua Joaquim Antunes, 59 – Jd. Paulistano – São Paulo/SP
carbonogaleria.com.br
Deixe um comentário