O seminário “Passagens”, que debate as transformações históricas das concepções modernas de espaço expositivo e os questionamentos atuais acerca dos preceitos modernistas de autonomia e de despolitização da recepção da arte, acontece em São Paulo nas noites de segunda e terça-feira, dias 12 e 13, no Goethe-Institut. O evento conta com a participação de importantes nomes do meio acadêmico e da arte contemporânea, que participam de duas mesas: “Do museu de 100 dias ao sul global” e “Do cubo branco à escola sem partido”.
O primeiro debate reúne a professora Charlotte Klonk, da Universidade Humboldt de Berlim, autora do livro Spaces of Experience: Art Gallery Interiors from 1800 to 2000, e Marina Fokidis, fundadora e editora da revista South as a State of Mind e diretora do departamento artístico da Documenta 14 em Atenas. O segundo debate, por sua vez, conta com a participação de Gabriel Zacarias, da Unicamp, Gilberto Mariotti, da Escola da Cidade, Jens Baumgartem, da Unifesp, Marta Bogéa, da USP, e também deCharlotte Klonk.
Mais informações sobre o seminário, que será realizados em inglês e têm entrada gratuita, e sobre as inscrições estão disponíveis no site do Goethe-Institut (acesse aqui).
Deixe um comentário