Iris Helena faz primeira individual no Rio de Janeiro

A artista plástica paraibana Iris Helena apresenta a exposição Marcadores, na Portas Vilaseca Galeria, no Rio de Janeiro. Com curadoria de Raphael Fonseca, a primeira individual da artista no Rio de Janeiro abriga uma foto-instalação site-specific com cerca de 2.500 marcadores multicoloridos e autoadesivos, impressos um a um com imagens que remetem a diferentes monumentos, palavra que dá título à obra. O trabalho é fruto de uma pesquisa que ela vem realizando desde 2011, dentro e fora do Brasil.

Iris Helena atualmente vive e trabalha em Brasília, onde fez mestrado em Artes Visuais, na UnB. A artista pesquisa a paisagem urbana e seus segredos, por intermédio da fotografia, capturando imagens que são impressas de maneira alternativa. Estou com Agnaldo Farias, no Instituto Tomie Ohtake, e Fernando Cocchiarale, na Usina Cultural Energisa. Já expôs no Paço Imperial e no Itaú Cultural, entre outros lugares. Seus trabalhos estão presentes em coleções como a de Gilberto Chateaubriand/Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a do Itamaraty e a do Sesc, entre outras. 

Raphael Fonseca é curador independente. Foi premiado no Prêmio Marcantonio Vilaça e é um dos curadores assistentes da Bienal do Mercosul.

"Monumentos", na exposição "Marcadores", Iris Helena/Portas Vilaseca Galeria
“Monumentos”, na exposição “Marcadores”, Iris Helena/Portas Vilaseca Galeria

Serviço – Marcadores
Portas Vilaseca Galeria
Avenida Ataulfo de Paiva, 1079, subsolo 109 – Leblon – Rio de Janeiro/RJ
(21) 2274.5965
portasvilaseca.com.br


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.