Momento de euforia nas artes

Arte!Brasileiros?chega à sua sétima edição abrindo espaço ao mais esperado evento brasileiro do circuito, a Bienal Internacional de São Paulo. Esta 29ª edição da mostra paulista tem o mérito de colocar a casa em ordem, sanar as dívidas e garantir a realização de uma mostra com mais consistência que as últimas edições. Este número especial abre grande espaço à Bienal de São Paulo, focando alguns artistas jovens e consagrados que contribuíram para dar consistência a essa edição. Ressalta ainda instituições que se engajaram no projeto curatorial e galerias que, no conjunto, mostram o melhor do que se fez em arte contemporânea e volta a atrair profissionais de instituições internacionais como o MoMA de Nova York e a Tate Gallery, da Inglaterra.

Num país continente e com potencial como o Brasil o circuito de arte se espraia, cria outros polos fora do previsível eixo Rio-São Paulo. Em Minas Gerais, na pequena cidade de Brumadinho, o complexo artístico de Inhotim deixa qualquer especialista em arte de boca aberta. O ousado complexo artístico, que abriga grandes artistas brasileiros, como Hélio Oiticica, Tunga, Cildo Meirelles, Lygia Clark, Adriana Varejão e tantos outros, atraiu dezenas de especialistas estrangeiros que vieram para os primeiros dias da Bienal. Num outro extremo, o Rio Grande do Sul marca presença com a Fundação Iberê Camargo, a obra mais arrojada do arquiteto Álvaro Siza, que apresenta a mostra Os Meandros da Memória, curada pelo crítico francês Jacques Leenhardt.

Diante desse clima favorável, a revista ARTE!Brasileiros, convidada a participar da feira Art Basel de Miami, toma coragem e, em dezembro, lança sua edição internacional bilíngue na galeria de Alejandra von Hartz, da mesma cidade americana. Com um elenco de profissionais especializados, dá para se preparar para novos voos.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.