Qualidade gráfica e conteúdo

O LIVRO Poussin: Restauração registra o processo de recuperação do quadro Hymeneus Travestido Assistindo a uma Dança em Honra de Pría­po, do pintor francês Nicolas Poussin (1594-1665), que faz parte do acervo do MASP. A obra apresentava sérios problemas de conservação e o projeto de restauro se tornou possível em 2009, com as comemorações do Ano da França no Brasil e o apoio da seguradora francesa CNP Assurances e sua filial brasileira Caixa Seguros.

O minucioso trabalho de restauração desse quadro im­­pressionante de 166 cm x 373 cm, em óleo sobre tela, foi coordenado por Regina da Costa Pinto Moreira, brasileira que mora na França, profissional reconhecida internacionalmente. No livro, além do histórico desse projeto, enriquecido com muitas imagens e ensaios críticos, há também informações sobre a importante obra de Poussin, um dos expoentes do Classicismo no século XVI.

O PROJETO GRÁFICO gráfico realizado pelo designer Ricardo Assis, da Negrito Editorial, e publicado pela Imprensa Oficial de São Paulo, segue o modelo clássico do catálogo de arte, no formato 21 cm x 28 cm, em papel couché brilhante, que valoriza a reprodução das imagens em quatro cores. Acompanha o livro um encarte que reproduz o quadro Hymeneus travestido assistindo a uma dança em honra de Príapo restaurado, também reproduzido na capa, permitindo ao leitor a fruição da obra, ainda que em tamanho menor que o original

A OBRA do artista plástico brasileiro Alex Flemming é marcada por uma vigorosa pesquisa de materiais – com a presença expressiva da fotografia e seu diálogo inquieto com outras técnicas – e uma profunda exploração sobre as dimensões físicas e simbólicas do corpo humano, na conflituosa interação com a cidade, a cultura, a política e a sexualidade.
Organizado pela crítica de arte Angélica de Moraes, o livro destaca a produção de Flemming que revela “um pensamento, uma musculatura de ação e um olhar voraz e veloz indissociáveis do modo como se articula e se move a percepção de mundo estabelecida através das lentes de uma câmera”.

Além da ampla reprodução dos trabalhos do artista, o livro traz uma longa entrevista bastante elucidativa de seu processo de criação.

O PROJETO GRÁFICO SE DIFERENCIA para combinar com o conteúdo do livro, que reproduz os trabalhos de Alex Flemming em que se destaca o uso da fotografia, o projeto gráfico horizontal faz referência a um álbum de fotos, no formato 16,5 cm x 22 cm, com a lombada do miolo em cores que parecem marcadores de páginas, dividindo as seções internas. Criado por Elisa von Randow, para a Cosac Naify, o design da edição incorpora uma sobrecapa amarela com abas, e causa uma interferência criativa na imagem da capa (Sem título, de 2007, acrílica sobre foto e PVC). O efeito da sobreposição resulta em outra coloração, como nas colagens do artista


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.