Sesc Santo André mostra a “Série Paulistana”, de Alex Flemming

O Sesc Santo André recebe até 1° de novembro a Série Paulistana, do artista plástico Alex Flemming. O conjunto de 36 fotogravuras foi criado há 35 anos por Flemming. Pertencentes ao Acervo Sesc de Arte Brasileira, as imagens são flagrantes anônimos de pessoas que vivem em São Paulo. 

As obras foram expostas originalmente no Museu de Arte de São Paulo (Masp), ao longo de 1980. O trabalho rendeu ao artista uma bolsa da Fullbright Foundation para se aperfeiçoar no Pratt Institute, em Nova York.

Sobre Série Paulistana, Flemming afirma: “Na minha obra, não me preocupo com a repetição e sim com a possibilidade de mutação dentro de um mesmo ângulo, dentro de um mesmo código genético. A meu ver, as minhas obras são como parentes, irmãos e irmãs, primos e primas, tios, sobrinho distante: todos advêm de uma mesma matriz, mas cada qual tem outra cor, outro tamanho, outro tratamento formal, outra plasticidade”.

O projeto expográfico da mostra é assinado pelo arquiteto Nilton Campos, que trabalha regularmente como curador e à frente de projetos de expografia e programação visual de instituições como a Pinacoteca do Estado e o Museu Lasar Segall.

Alex Flemming estudou cinema na Faculdade Armando Álvares Penteado (Faap) entre 1971 e 1974. Na década de 70 fez curtas-metragens.  nos anos 1970. Estudou serigrafia com Regina Silveira e Julio Plaza e gravura em metal, com Romildo Paiva, entre 1979 e 1980. Dezoito anos depois da Série Paulistana, criou os painéis de vidro para a estação Sumaré do Metrô de São Paulo. Vive entre Berlim e São Paulo.

Veja abaixo imagens da Série Paulistana:

Serviço – Série Paulistana
Até 1° de novembro 
Sesc Santo André – Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André/SP
(11) 4469.1200
sescsp.org.br/santoandre


Comentários

Uma resposta para “Sesc Santo André mostra a “Série Paulistana”, de Alex Flemming”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.