13ª Semana Nacional de Museus acontece a partir desta segunda

Museu do Futebol - Foto: Reprodução/museudofutebol.org.br
Museu do Futebol – Foto: Reprodução/museudofutebol.org.br

A partir desta segunda (18) até o próximo domingo (24) acontece a 13ª Semana Nacional de Museus, promovida pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus). Os Museus da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo também participam e contarão com diversas atividades, todas gratuitas, relacionadas ao tema deste ano Museus Para Uma Sociedade Sustentável. A ação também será divulgada nas redes sociais de cada museu e da Secretaria da Cultura. Sob a hashtag #semanamuseus2015, cada museu produzirá seu conteúdo de acordo com sua programação e acervo, e levando em consideração o tema deste ano.
 
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura – faz o encontro Acesso Remoto, que acontece nesta terça (19), às 19h30. A atividade é composta de uma roda de conversa entre educadores e convidados para discutir os setores educativos de museus e sua sustentabilidade como categoria de trabalho, os desafios desses profissionais no cumprimento do papel de “agente catalisador da relação público/espaço” e os meandros e tensões dessa empreitada.
 
A Casa Guilherme de Almeida faz, no sábado (23), das 14h às 16h, a atividade Escreva Um Haicai, Plante Uma Árvore, na qual convida cada participante a criar um haicai ligado às estações do ano e, também, a plantar uma muda, como forma de estimular o cuidado com a natureza. O haicai, poema breve japonês (três versos), tradicional na cultura japonesa, procura registrar a percepção de um “momento privilegiado”, normalmente relacionado ao meio-ambiente e às estações do ano. Sua prática pode estimular o homem urbano a reconectar-se com elementos de seu meio. Serão disponibilizadas 15 vagas. Para se inscrever é necessário preencher um formulário online no site da Casa Guilherme de Almeida (www.casaguilhermedealmeida.org.br) ou ligar para (11) 3672-1391. O Catavento e o Museu de Arte Sacra realizarão no domingo (24), uma programação conjunta e especial para toda a família, com oficinas sobre sustentabilidade e meio ambiente. Os visitantes iniciarão a atividade no Catavento e seguirão para o Museu de Arte Sacra.  Haverá transporte gratuito para deslocamento entre os dois museus, exclusivamente aos participantes dessa atividade.

No Catavento, acontece a Oficina Catavento, com a construção de Terrário – um micro ecossistema em equilíbrio. No Museu de Arte Sacra, a oficina é de construção de uma parede de pau a pique, coletiva – técnica construtiva colonial cuja principal matéria-prima é o barro, material ecologicamente sustentável. As oficinas acontecem em dois horários: das 10h às 13h e das 14h às17h.

Ao longo da 13° Semana Nacional dos Museus, o Museu Afro Brasil promove a visita temática Sustentabilidade e Diversidade Sociocultural. A visita articula o conceito de sustentabilidade e elementos relacionados ao trabalho, religiosidade e territorialização afro-brasileiros. Envolvendo e enfatizando questões ligadas às tradições locais, identidade e pertencimento, ao longo do percurso os educadores e os visitantes desenvolverão um diálogo entre o acervo e conceitos de sustentabilidade. A Atividade acontece em dois dias, no dia 17, às11h e no dia 24, às14h.

Já na quarta-feira (20), às 14h, o museu promove a atividade Trilha no Parque: Plantas Africanas e Saberes Ancestrais. Tendo como ponto de partida uma breve visita ao acervo do museu Afro Brasil, os visitantes participarão também de um percurso pelo Parque do Ibirapuera com o objetivo de identificar algumas plantas africanas, ativar memórias e indícios de ancestralidade.

Ainda  na quarta (20), a Pinacoteca oferece, às 10h30 e às 14 horas, uma visita educativa temática que irá abordar as Memórias de São Paulo, a partir de obras do acervo permanente da Pinacoteca. A visita tem como foco a história da Pinacoteca e da região central da cidade de São Paulo, partindo da observação e das experiências dos visitantes.

O Museu da Língua Portuguesa promove o Cinelíngua: Sustentabilidade, com a exibição do curta Ilha das Flores, de Jorge Furtado, no dia 16, às 20h, no auditório do Museu.  Em seguida haverá um bate-papo sobre o meio ambiente e as relações humanas ali produzidas. Já nos dias 23 e 24, às 12h e às 14h, o Museu promove a atividade Uma Luz na Sustentabilidade, com um passeio pela Estação da Luz, explorando soluções arquitetônicas que melhor aproveitam os recursos que o meio ambiente oferece.

No Museu do Futebol, haverá uma Oficina de Fantoches, que acontece no dia 23, às 11h. Nela, os participantes aprenderão a fazer um mascote de futebol com materiais recicláveis e descobrirão como os objetos que utilizamos no cotidiano podem ser reaproveitados.

O Museu da Imigração desenvolverá suas atividades no ao ar livre, utilizando o jardim, com uma série de conteúdos especiais, que envolvem: ações educativas, incentivos ao uso da bicicleta, um dia inteiro de celebrações em homenagem a cultura africana, atividades para bebês e uma oficina de conservação de fotografias.

Do dia 19 ao 24, o Setor Educativo realizará a atividade Mural de Proposições. A ideia é colocar o visitante no papel de investigador de uma nova coleção para o Museu. Também durante esse período, o MI incentivará a vinda à instituição de bicicleta, oferecendo uma surpresa àqueles que usarem esse meio de locomoção.

No dia 23, das 14h às 17h, o público que visitar o MI encontrará uma programação voltada ao Dia da África, com dança, música, oficinas e contação de histórias. Compondo a grade de atrações, no dia 24, uma atividade voltada para bebês (até 3 anos) acontecerá das 16h às 17h. Os educadores estenderão uma grande folha de papel craft com diversos materiais de pintura para uso.

Finalizando a Semana de Museus, no dia 24, das 15h às 16h, haverá uma oficina de conservação de fotografia. Serão dicas para guardar e acondicionar da melhor maneira as fotos de acervos pessoais. A palestrante é Ana Beatriz Giacomini, conservadora do Museu da Imigração. Para esta atividade é necessário realizar inscrição por meio do e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br.
 
O Museu da Casa Brasileira (MCB) participa de mais uma edição da Semana de Museus, com programação especial.  Na quarta-feira, 20/5, dia de abertura noturna, a curadora da mostra Op-Art, Denise Mattar, conduz uma visita especial à exposição na qual aborda detalhes da seleção das peças e dos eixos temáticos que norteiam a disposição das obras em salas dedicadas ao design e à arquitetura; arte; e moda. Já no sábado, 23/5, o programa educativo do MCB Uma Tarde no Museu oferece uma oficina de roupas a partir das 14h30, com entrada gratuita. Voltada às famílias e ao público em geral, a atividade convida os participantes a criar saias, vestidos e outros modelos por meio da técnica de moulage, modelagem tridimensional. As peças e figuras geométricas expostas na mostra Op-Art – Ilusões do Olhar servirão de inspiração para a oficina, que será orientada pelos designers Camila Zupo e Alessandro Marques.
 
Museus no Interior
 A programação idealizada pelo Museu do Café, em Santos, tem início no dia 19, às 15h, com o Musicando com Café, ação para crianças de 7 a 12 anos. Na atração, os participantes criam instrumentos musicais usando materiais recicláveis e, após a confecção, os jovens aprendem diversas músicas ligadas ao tema e tocam junto com os educadores da instituição. O Musicando com Café acontece novamente na quinta o dia 21, no mesmo horário.

Já no dia 20, o setor Educativo traz o ReciclArte, atividade que estimula a relação com as artes visuais e a emática do café. Os participantes utilizam papel reciclado para a confecção de desenhos usando giz de cera e tinta guache. A atração também é direcionada a crianças de 7 a 12 anos, com início marcado para às 15h. Fechando a programação, no dia 23 o Museu do Café traz a artesã Rosely Ferraiol para a oficina Arte com Filtro de Café. Na atividade, que acontece às 14h e tem duas horas de duração, Rosely ensina os participantes a reciclar filtros de café usados para enfeitar itens diversos, como garrafas de vidro, por exemplo.

O Museu Índia Vanuíre, em Tupã, oferecerá atrações relacionadas à sustentabilidade. Na pauta, estão previstas oficinas usando materiais recicláveis e o plantio de mudas de árvores. As atividades começam com a oficina Confecção de Origami (19/5), seguida pela de Brincadeiras Indígenas (20/5) e de Confecção de Petecas (21/5), que acontecem durante todo o dia, das 9h às 17h. Já o público que visitar o museu no dia 20 de maio (quarta-feira), também receberá uma muda de árvore frutífera para levar para casa e plantar em um local de sua escolha. Finalizando as ações, em 22 de maio, 183 espécies de árvores nativas serão entregues à T.I. Vanuíre colaborando para a área de preservação permanente e com reflorestamento da mata ciliar da nascente local.
 
O Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, em Campos do Jordão (SP), também realizarão programas especiais durante a 13ª Semana Nacional de Museus. Entre as atividades presenciais, que acontecem de 19 a 25 de maio, estão workshop, oficinas, tour ecológico, debate e apresentação musical. Para estender o debate ao meio digital, também foi proposta a campanha Sem Água Não Dá – #SOSH2O, nas mídias sociais.
 
Neste ano, o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, oferece ao público uma programação voltada à preservação ambiental. A instituição realizará exposição, plantio de mudas e oficinas de reciclagem. O museu apresenta uma mostra do artista Ezio Marcola, conhecido na região por dar novo uso a materiais que antes seriam descartados, como sucatas. A mostra fica em cartaz até sexta (22), no Cineclube da cidade. Já as crianças se divertirão em uma Oficina de Brinquedos, de 19 a 22 de maio, na esplanada do Museu.

Entre as ações, acontecerá plantio de 100 mudas de árvores nativas, a fim de reduzir os impactos ambientais, compensando as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), decorrentes das atividades realizadas pelo Museu. A ação já é adotada pela a instituição há vários anos e faz parte do projeto Museu Verde, que reúne medidas de sustentabilidade e consumo consciente.

Serviço:

Casa das Rosas
Av. Paulista, 37 – Bela Vista – São Paulo-SP
Estação Brigadeiro do Metrô (850m)
(11) 3285-6986 | 3288-9447
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h | domingos e feriados, das 10h às 18h.
Grátis
www.casadasrosas.org.br
 
Casa Guilherme de Almeida
Museu: R. Macapá, 187 – Pacaembu – São Paulo-SP – Metrô Sumaré (900m)
(11) 3672-1391 e 3868-4128
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h. 
Atende a escolas, mediante agendamento.
Grátis
 Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 (próximo à estação Sumaré)
(11) 3673-1883
Funcionamento: variável com a programação.
Entrada gratuita.
www.casaguilhermedealmeida.org.br
 
Catavento Cultural e Educacional
Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.
Estação Dom Pedro II (600m)
(11) 3315-0051
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).
Estacionamento: R$ 10 até 4 horas (para visitantes do museu). Adicional por hora: R$ 2,00 (capacidade para 200 carros). Ônibus e vans: R$20,00.
 R$ 6,00 | Grátis aos Sábados
www.cataventocultural.org.br/mapas.asp
 
Museu Afro Brasil
R. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 – São Paulo-SP
Estacionamento pelo portão 3 (cartão Zona Azul)
(11) 3320-8900
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até as 17h)
R$ 6,00 | Grátis às quintas-feiras e sábados
www.museuafrobrasil.org.br
 
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo-SP
Metrô e CPTM Luz (0m)
(11) Tel.: (11) 3322-0080
Funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h. Aberto até 22h toda última terça-feira do mês (bilheteria fecha às 21h).
R$ 6,00 | Grátis aos sábados. Até o final de 2014, grátis também às terças-feiras.
Entrada gratuita para professores da rede pública com holerite e carteira de identidade; crianças até 10 anos e adultos a partir de 60 anos.
www.museulinguaportuguesa.org.br‎
 
Museu de Arte Sacra
Av. Tiradentes, 676 – Luz – São Paulo-SP
(11) 3326.3336
Metrô Tiradentes (60m)
Funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 17h; sábados e domingos, das 10 às 18h.
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Entrada gratuita para maiores de 60 anos, crianças até 7 anos, professores da rede pública (com identificação) e até 4 acompanhantes
www.museuartesacra.org.br
 
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/nº – Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu – São Paulo-SP
Estação Clínicas do Metrô (1,5 km)
(11) 3664-3848
Funcionamento: terça a domingo das 9h às 18h (bilheteria até as 17h).
R$ 6,00 | Grátis aos sábados. Meia-entrada para estudantes com carteirinha, idosos, aposentados e professores da rede pública (estadual e municipal)
www.museudofutebol.org.br
 
Pinacoteca
Praça da Luz, 2 – Luz – São Paulo-SP
(11) 3324-1000
Metrô e CPTM Luz
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h). Às quintas-feiras até às 22h.
R$ 6,00 | Grátis aos sábados (dia todo) e às quintas (após 17h).
O ingresso dá direito a uma visita à Estação Pinacoteca.
www.pinacoteca.org.br
 
Museu da Imigração
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316 São Paulo-SP
Metrô Bresser-Mooca (900m)
(11) 3311-7700 | (11) 2692-1866
R$ 6,00 | Grátis aos sábados
Funcionamento: Terça a sábado das 9h às 17h e domingos das 10h às 17h. Abertura noturna quinzenalmente, às sextas-feiras.
R$ 6,00. Grátis aos sábados.
http://museudaimigracao.org.br/
 
Museu da Casa Brasileira
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2,705 – Jardim Paulistano – São Paulo-SP
CPTM Cidade Jardim (850m)
(11) 3032-3727 / 3032-2564
Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h
R$ 6,00 | Grátis aos sábados, domingos e feriados
Entrada gratuita para crianças até 10 anos e idosos acima de 60 anos
www.mcb.org.br‎
 
Interior
 
Museu Índia Vanuíre – Tupã
Rua Coroados, nº 521, Centro – Tupã/SP
(14) 3491-2202
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h
Grátis
www.museuindiavanuire.org.br

Museu de Esculturas Felícia Leirner – Campos do Jordão
Av. Dr. Arrobas Martins, 1880 – Campos do Jordão-SP
(12) 3662-6000
Funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.
Grátis
www.museufelicialeirner.org.br
 
Museu do Café – Santos

Rua XV de novembro, 95 – Centro – Santos-SP
(13) 3213-1750
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 17h | domingo das 10h às 17h
R$ 5,00| Grátis aos sábados e nos dias de visitação noturna (Consulte o site)
www.museudocafe.com.br
 
 Museu Casa de Portinari
Praça Candido Portinari, 298 – Brodowski- SP
(16) 3664-4284
Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h
Grátis.
www.museucasadeportinari.org.br


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.