Itaú Cultural recebe semana especial de literatura em SP e RJ

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil
Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Itaú Cultural recebe semana especial de literatura em São Paulo e no Rio de Janeiro com diversas atrações entre lançamento de livros, debates e exposição de fotos. 

No dia 17, o Itaú Cultural promove debates com autores finalistas do Oceanos – Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. Alberto Mussa, Elvira Vigna e Estevão Azevedo – classificados com trabalhos em prosa – participam da mesa das 18h. O debate das 20h, por sua vez, reúne os poetas André Vallias, Glauco Mattoso e Marília Garcia. Os encontros são mediados, respectivamente, pelos escritores Rodrigo Lacerda e Noemi Jaffe – que compõem, com Selma Caetano, a curadoria do Oceanos.

Nos dias 18 e 19 (quarta-feira e quinta-feira), o instituto faz na Sala Vermelha o 8º Encontro Internacional Conexões Itaú Cultural – O olhar do outro: a recepção da literatura brasileira reunindo Milton Hatoum, Ana Paula Maia, Ricardo Lísias e Daniel Galera com pesquisadores, estudiosos e tradutores brasileiros e estrangeiros  para discutirem as formas de vencer a barreira do idioma, como superar expectativas limitadas que exigem a produção de textos formatados para exportação e, ainda, como driblar a marca do exotismo. Nos debates, cada escritor é colocado em diálogo com dois profissionais que estudam ou traduzem a sua obra. Estão na pauta os desafios enfrentados para a recepção, pesquisa e ensino da literatura brasileira no exterior. Na mesa de encerramento será lançada a revista Machado de Assis Magazine 

No dia 20 (sexta-feira), às 20h, é lançado o resultado de mais um projeto de mesmo nome contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, o livro Quebras, de Marcelino Freire, no Centro Cultural b_arco, dentro da programação da Balada Literária. O Quebras foi realizado no período de um ano e visitou 15 capitais brasileiras fora do eixo Rio-SP, com o intuito de conhecer e mostrar as diferentes literaturas, criações e artes feitas em estados mais afastados do centro cultural. Durante esse período, as experiências e conversas com os “novos” artistas foram registradas no blog do projeto, hospedado no site do instituto, com vídeos, fotos, textos. Tudo isso, agora, é transformado em livro. No dia do lançamento, Marcelino e Jorge Filholini, seu companheiro de viagem, recebem para uma conversa três poetas que conheceram pelo caminho: Carla Nobre, de Macapá; Débora Arruda, de Aracaju; e Walacy Neto, de Goiânia.

Além disso, um dia antes, 19, abre a exposição fotográfica Quebras, com imagens que Filholini registrou nas cidades que visitou com o projeto. Será na Livraria da Vila, às 11h.

No Rio de Janeiro: dia 17 (terça-feira), às 19h, o instituto, com a editora Graphia, lança O Século de Camus.  A obra traz textos de Lucia Miguel Pereira ainda inéditos em livro, em sua maioria artigos para o jornal carioca Correio da Manhã, escritos entre 1947 e 1955. Para a idealizadora Luciana Viegas, professora e pesquisadora, é necessário que se compartilhe os pensamentos de Lucia Miguel Pereira, que discorrem desde conflitos intelectuais em plena Guerra Fria até as tensões da redemocratização pós-Vargas. O crítico paulista Antônio Candido também reconhece a influência da autora, e afirma em seu Literatura e Sociedade: “Não é impossível que [ela] tenha sido o meu modelo inconsciente”.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.