De tanto trabalhar no atendimento a pessoas fissuradas em drogas, na contramão de qualquer proposta repressiva, Antonio Lancetti vem agora nos trazer seu novo livro, Contrafissura e Plasticidade Psíquica. O termo não diz respeito ao que ocorre com os usuários de drogas, mas a outra patologia, talvez mais grave: a reação de pavor que o contato com a existência das drogas produz nos que se opõem de maneira intolerante e moralista a elas.
Na mesma linha dos trabalhos de Michel Foucault sobre a construção da loucura, Lancetti se propõe a pensar de forma crítica, não a realidade vivida pelos usuários de drogas, mas o lugar amaldiçoado a que a sociedade os condena. Para isso, começa por incluir vários autores que articulam a repressão contra o uso de drogas e a discriminação de classe.
Mas em Contrafissura e Plasticidade Psíquica, Antonio Lancetti vai além: ele inclui toda a sociedade contemporânea na lógica da drogadicção e seu oposto complementar, a repressão contra ela. Aguenta essa, leitor: de um modo ou de outro, você também faz parte da violenta adicção necessária para viver nos termos propostos pelo mundo contemporâneo. Por isso mesmo, o autor defende a plasticidade psíquica como recurso contra todas as fissuras pelas quais somos diariamente capturados.
Antonio Lancetti é psicanalista, autor de Clínica Peripatética (Editora Hucitec) e colaborador da Brasileiros.
Enfim, um lance de craque na cracolândia paulistana!
O equívoco das internações involuntárias em São Paulo – Brasileiros
Contrafissura e Plasticidade Psíquica, de Antonio Lancetti
Lançamento: 16/10 (sexta), às 19h;
Bar Canto Madalena – Rua Medeiros de Albuquerque, 471,Vila Madalena, São Paulo, SP; (11) 3892-7772.
Deixe um comentário