Projeto Por1triz ocupa o Museu Judaico de SP e ruas da zona oeste da cidade

 

unnamed (1)
Lambe-lambe de Fanny Feigenson com a logomarca do projeto. Foto: Divulgação

Quais são os limites entre o real e o virtual? Como fortalecer a dimensão pública e fazê-la espalhar pelo espaço urbano? Essas e outras questões são suscitadas no projeto Por1triz, das artistas Eva Castiel e Fanny Feigenson.

Com quatro ações – duas instalações multimídia, intervenções com lambe-lambes e um debate – as proposições do projeto serão abertas ao público nesta terça-feira (8), no Museu Judaico de São Paulo e no atelier de Eva, sediado no bairro de Pinheiros, na zona oeste da capital paulista.

No espaço criativo da artista, está exposta uma obra multissensorial, de 60m², construída com prateleiras que se movimentam de forma intermitente. Por meio do trabalho, a artista propõe reflexões sobre o estado crônico de alerta provocado pelo atual contexto sociopolítico, que desperta reações de posicionamento emergencial, fobia e ansiedade.

Partindo do atelier de Eva com destino à sede do Museu Judaico de São Paulo, Fanny espalha pelo trajeto uma série de lambe-lambes com a logomarca do projeto e a ilustração de um cachorro em posição de ataque. Os trabalhos podem ser vistos em importantes vias, como a Rua Teodoro Sampaio, a avenida Dr. Arnaldo e a rua Augusta.

Na chegada ao museu, que se encontra em reforma, os tapumes, que exibem grafites da artista Arieh Wagner, recebem a intervenção de uma instalação sonora, assinada por Eva e Fanny, com dois pontos de difusão. Em um deles, ouve-se a reprodução de cantos litúrgicos judaicos; no outro, latidos de cães, reproduzidos por caixas de som que são acionadas por sensores de presença. Com a instalação, as artistas alertam para a urgência de ressignificação de espaços, como o próprio museu, antigo Templo Beth El, que em breve será transformado em um aparelho cultural aberto ao público.

No próximo dia 16, a Unibes Cultural sediará o debate Pensar o Vivo Na Cidade. Além de Eva e Fanny, também participarão da roda de conversa os arquitetos Fernando Forte e Marcelo Consiglio Barbosa.


SERVIÇO

Instalação no Atelier de Eva Castiel
Rua Dr. Virgílio Carvalho Pinto, 648, Casa 2 – Pinheiros
De 9 a 30 de novembro
De terça a sexta das 14h às 20h
Sábado das 11h às 15h
Gratuito

Eixo de Lambes Por1triz 
Confira o mapa em facebook.com/projetoPor1triz/ 

Instalação Sonora
Museu Judaico de São Paulo
Rua Martinho Prado, 128 – Centro
De 9 a 30 de novembro
Gratuito

Debate Por1triz – Pensar o Vivo na Cidade
Unibes Cultural
Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré
16 de novembro, às 20h
Gratuito


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.