O evento Mês da Francofonia celebra o 9º idioma mais falado hoje no mundo, isto é, o francês, com uma programação cultural de 14 a 25 de março, na cidade do Rio de Janeiro. Confira abaixo mais detalhes:
Conferência (14 de março, às 10h – Auditório da Aliança Francesa de Botafogo)
Dominique Wolton é sociólogo, especialista em Comunicação e diretor de pesquisas do CNRS (Centre national de la recherche scientifique). Com entrada franca, o evento é em francês, sem tradução.
Piaf! O show (14 de março, às 21h e 15 de março, às 19h – Teatro Municipal do Rio de Janeiro)
Espetáculo musical sobre a história da vida e da carreira da cantora francesa Edith Piaf, através de todas as suas canções de sucesso, interpretadas pela voz da cantora Anne Carrere.
Francofonia 2015 (16 a 25 de março, Aliança Francesa, UFF e Cinemaison)
Mostra de cinema exibe de 12 filmes contemporâneos de nove países francófonos, a maioria ainda inédito no circuito brasileiro. As obras exibidas na Aliança Francesa de Botafogo e no Cinemaison são gratuitos, já no Centro de Artes da UFF os ingressos custam R$ 2.
Há outro mundo em algum lugar (19 de março – Aliança Francesa da Tijuca)
Com entrada gratuita, a contação de histórias, por Muriel Bloch, mostra contos populares da França, Polônia, Itália, Grécia, Portugal, Turquia, África ocidental, Índia e Caribe (Haiti), direcionados a público de todas as idades (em francês, sem tradução simultânea).
Dia da Francofonia (dia 20 de marco, 10h as 17h, Circo Voador)
Atividades voltadas para faculdades e escolas públicas e privadas, com stands da Aliança Francesa, Campus France, Livraria Francesa, Culturethèque e da Associação de Professores de Francês. (entrada franca). A cantora francesa ZAZ se apresenta a partir das 22h e os ingressos do show custam e estão a venda no site do Circo.
Festival Back2Black (21 de marco, às 18h30 – Cidade das Artes)
Os escritores, Alain Mabanckou e Abdourahman Waberi (República do Congo), debatem sobre a produção literária francófona africana. Abdourahman Waberi é dos mais premiados e traduzidos escritores africanos. A mesa será mediada pelo escritor angolano José Eduardo Agualusa (entrada franca). Também, Angelique Kidjo e o belga Stromae se apresentam no festival.
Bate-papo (25 de marco, às 19h30 – Auditório da Aliança Francesa de Botafogo)
Sociólogo Fernando Trejo sobre o tema A vivência de um estudante estrangeiro em Paris. O evento tem entrada franca.
Serviço – Mês da Francofonia
Cidade Das Artes – Avenida das Américas, 5300, Barra da Tijuca – Rio de Janeiro/RJ
(21) 3325.0102
Auditório da Aliança Francesa de Botafogo – Rua Muniz Barreto, 730, Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
(21) 2286.4248
Cinemaison – Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, Centro – Rio de Janeiro/RJ
(21) 3974.6644
Circo Voador – Rua Arcos, s/n, Lapa – Rio de Janeiro/RJ
(21) 2533-0354
Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2332.9191
De 14 a 25 de março
Deixe um comentário