Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo chega a sua 10ª edição

Cena do filme "Morte em Buenos Aires" - Foto: Divulgação
Cena do filme “Morte em Buenos Aires” – Foto: Divulgação

Entre os dias 30 de julho e 5 de agosto a cidade de São Paulo será o grande polo cinematográfico das produções latino-americanas. O Festival de Cinema Latino-Americano chega a sua 10ª edição na cidade, com uma programação que inclui diversos filmes inéditos no Brasil, além de uma homenagem aos renomados cineastas Hector Babenco e Lírio Ferreira.

No total, são aproximadamente 111 filmes, representando 17 países da América Latina e do Caribe. Entre eles estão as pré-estreias nacionais de Ato, Atalho e Vento, de Marcelo Masagão, Sermão dos Peixes, novo filme de Cristiano Burlan,  Trago Comigo de Tata Amaral , As Fábulas Negras, que marca o encontro antológico de quatro dos nomes mais importantes do terror brasileiro: Rodrigo Aragão, Petter Baiestorf, Joel Caetano e José Mojica Marins, o eterno Zé do Caixão, entre outras produções.

Cena do filme "Ensoladas" - Foto: Divulgação
Cena do filme “Ensoladas” – Foto: Divulgação

A homenagem ao diretor Hector Babenco traz alguns de seus grandes sucessos, como Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, que alcançou 5,4 milhões de espectadores, Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980), O Beijo da Mulher-Aranha, pelo qual William Hurt foi premiado com o Oscar de melhor ator, além de Coração Iluminado, Carandiru e O Passado.

Já Lírio Ferreira exibirá seus cinco longas-metragens (Baile Perfumado, Árido Movie, Cartola – Música para os Olhos, O Homem que Engarrafava Nuvens e Sangue Azul) e uma seleção de oito curtas, entre eles raridades de início de carreira e obras feitas para TV e museus. Uma mesa reúne, na quinta-feira (30), o cineasta pernambucano ao lado dos diretores Paulo Caldas, Kiko Goifman e Hilton Lacerda. 

O Festival também traz outras obras inéditas no Brasil como Mar, coprodução Chile/Argentina selecionada para o Festival de Berlim e dirigida por Dominga Sotomayor;  Videofilia (e Outras Síndromes Virais), a primeira produção peruana a vencer o Festival de Roterdã, filme de Joanna Lombardi; Ragazzi, do cineasta argentino Raúl Perrone; e  As Insoladas,  inédito no Brasil ,de Gustavo Taretto, que também dirigiu o longa Medianeras.  

A entrada para os filmes é gratuita, e a programação abrange o Memorial da América Latina,  Cinesesc, Cine Olido, Centro Cultural São Paulo (Sala Lima Barreto e Sala Paulo Emílio), Cinusp Maria Antonia, Cinusp Paulo Emílio, Reserva Cultural e Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca, Cinemateca Brasileira e o Centro de Pesquisa e Formação – Sesc.

Serviço – 10º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

30 de julho a 5 de agosto de 2015

Abertura: 29 de julho de 2015, quarta-feira, às 20h30, no Memorial da América Latina 

Clique nas salas e veja a programação:

Memorial da América Latina / Tenda Petrobras para o Cinema Latino-Americano, Biblioteca Latino-Americana e Galeria Marta Traba – Av. Auro Soares de Moura Andrade 664, portões 2 e 5, Barra Funda – Tel.: (11) 2769.8098

Cinesesc – Rua Augusta 2075, Cerqueira César – Tel.: (11) 3087.0500

Cine Olido – Av. São João 473, Centro – Tel.: (11) 3331.8399

Centro Cultural São Paulo / Sala Lima Barreto e Sala Paulo Emílio – Rua Vergueiro 1000, Paraíso – Tel.: (11) 3397.4002

Cinemateca Brasileira / Sala BNDES – Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino – Tel.: (11) 3512.6111

Cinusp Paulo Emílio – Rua do Anfiteatro 181 (Colmeias, Favo 4), Cidade Universitária – Tel.: (11) 3091.3540

Cinusp Maria Antônia – Rua Maria Antônia 294, Vila Buarque – Tel.: (11) 3123.5200

Reserva Cultural – Av. Paulista 900, Bela Vista – Tel.: (11) 3287.3529

Espaço Itaú de Cinema – Frei Caneca – Rua Frei Caneca 569, Consolação – Tel.: (11) 3472.2365

Em todos os locais a entrada é gratuita


Comments

Uma resposta para “Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo chega a sua 10ª edição”

  1. Avatar de correção
    correção

    O filme Videofilia (e Outras Síndromes Virais), a primeira produção peruana a vencer o Festival de Roterdã, é do cineasta peruano Juan Daniel F. Molero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.