Fronteiras do Pensamento reúne intelectuais em São Paulo

15541686257_84a2744b4c_c
Foto: Divulgação/ Fronteiras do Pensamento

A temporada 2015 do Fronteiras do Pensamento, projeto cultural que propõe uma profunda análise da contemporaneidade e das perspectivas para o futuro, traz a São Paulo pensadores de destaque de diversas partes do mundo, nas áreas de Biologia, Sociologia, Economia, Comportamento, Filosofia, Artes e Política. O tema Como Viver Juntos explora a nova forma de sociabilidade que submerge as relações atuais, trazendo o debate sobre novas formas de convivência regional e global. Para esta temporada estão confirmados Richard Dawkins, que abriu o ciclo no dia 28 de maio, além de Jimmy Wales, John Gray, Saskia Sassen, Richard Sennet, Camille Paglia, Ferreira Gullar, Fernando Savater e Joseph Stiglitz.

Com formações muitas vezes diferentes de suas ocupações atuais e participações em projetos que discutem da biologia à cultura, da vida digital à vida urbana, ou do humanismo ao fundamentalismo ideológico, é no pensamento e na observação cuidadosa da coletividade que estes diferentes intelectuais se encontram. Entre grandes obras publicadas e contribuições acadêmicas, artísticas e sociais, os convidados levam aos palcos reflexões que deveriam ser de todos, como, por exemplo, como melhorar a vida nas megalópoles com o aumento da população global.

Confira a programação completa do Fronteiras do Pensamento em São Paulo:

24/6 – Jimmy Wales

Empreendedor norte-americano da internet e visionário em tecnologia, é cofundador da Wikipedia, a maior enciclopédia colaborativa e gratuita da web. Referido pela Forbes Magazine como “uma celebridade da web”, é graduado em finanças na Universidade de Auburn e mestre em finanças pela Universidade do Alabama

6/7 – John Gray

Filósofo político britânico, é um dos mais influentes pensadores da Nova Direita inglesa, tendo antecipado eventos históricos globais como a queda do comunismo, o desastre do pós-guerra no Iraque e a crise financeira de 2008

26/8 – Debate especial entre Saskia Sassen e Richard Sennet

Sociólogo e historiador norte-americano, Richard Sennett é considerado um dos maiores intelectuais em sociologia urbana na atualidade. Com Ph.D. em História da Civilização Americana pela Universidade de Harvard, o pesquisador vem analisando a vida dos trabalhadores no meio urbano e questões ligadas à arquitetura das cidade.

Referência na área da sociologia urbana por suas análises sobre a globalização, a migração urbana e o impacto das tecnologias de comunicação nas formas de governo, o termo “cidades globais” foi popularizado a partir das pesquisas de Saskia Sassen. Ph.D. em Economia pela Universidade de Notre Dame, foi eleita uma das 50 pensadoras globais mais influentes pela Revista Prospect.

16/9 – Camilla Paglia

Ensaísta e crítica cultural norte-americana, Paglia é a principal teórica do “pós-feminismo”. Formada pela Universidade de Yale e com Ph.D. em língua inglesa pela mesma instituição, seus ensaios abordam as representações da arte na cultura ocidental e suas relações com política, sexo, religião e sociedade.

30/9 – Ferreira Gullar

Poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro, um dos fundadores do neoconcretismo – precursor do concretismo paulista, autor do Manifesto Neoconcreto. Em 2002, foi indicado ao Prêmio Nobel de Literatura por professores de universidades do Brasil, Portugal e Estados Unidos.

28/10 – Fernando Savater

Filósofo espanhol reconhecido por seu ativismo nos campos da ética, da religião e do terrorismo, é um importante teórico na área da educação. Formado em Letras e Filosofia, é autor de mais de 50 obras entre ensaios, narrativas e teatro, além de inúmeros artigos jornalísticos.

4/11 – Joseph Stiglitz

Prêmio Nobel de Economia em 2001, Stiglitz foi um dos criadores da teoria dos mercados com informações assimétricas, na qual dois ou mais dos agentes econômicos envolvidos em transações possam deter informações qualitativa ou quantitativamente superiores em relação a outros, gerando falhas de mercado.

Serviço – Fronteiras do Pensamento em São Paulo
Teatro Cetip – Complexo Ohtake Cultural
Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros – São Paulo/SP
Todos os encontros serão às 20h30

 


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.