Lançamento de “O Livro do Disco” acontece em livraria de São Paulo

Acontece na próxima terça-feira (26), às 19h, o lançamento de O Livro do Disco que se debruça sobre grandes álbuns da discografia brasileira e estrangeira pela Editora Cobogó.  Trata-se de uma coleção que apresenta, de forma abrangente, pesquisas, entrevistas, reportagens e ensaios sobre o universo sonoro de diversos artistas.

Com textos assinados por críticos, músicos, escritores, produtores e pesquisadores, a coleção se constrói a partir dos próprios autores dos títulos. Assim, cada livro passeia livremente pelos temas considerados mais interessantes em relação ao disco, seja reconstituindo o processo de gravação das músicas, explorando o contexto histórico do momento de criação do álbum, pesquisando as consequências e heranças críticas da obra ou analisando as letras das canções.

Para esta primeira leva, foram convidados o crítico e pesquisador Bernardo Oliveira, que escreve sobre o disco Estudando o samba (1976), de Tom Zé; o pesquisador Paulo da Costa e Silva, que analisa o Jorge Ben dos anos 1960-70, tendo como epicentro o disco A Tábua de Esmeralda (1974); e o ensaísta e professor de literatura Frederico Coelho, que fala sobre LadoB LadoA, d’O Rappa. Frederico é também organizador da coleção, ao lado do editor Mauro Gaspar.

Já os livros dos álbuns internacionais foram escritos por Joe Harvard, que tratou de The Velvet Underground And Nico, publicado em 2004; Eliot Wilder, com Endtroducing…, do DJ Shadow, de 2005; e Matthew Stearns, sobre Daydream Nation, do Sonic Youth, de 2007.

Serviço – O Livro do Disco

Terça-feira, dia 26, às 19h

Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915, Vila Madalena, São Paulo/SP

11) 3814-5811

Mais informações: Programação

 


Comments

Uma resposta para “Lançamento de “O Livro do Disco” acontece em livraria de São Paulo”

  1. Avatar de som Livros usados
    som Livros usados

    O livro do disco é algo bem interessante, porque resgata um tipo de cultura viva que permanece apesar do avanço digital. Uma cultura viva como os Discos de vinil antigos. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.