Priscila Arantes, atual diretora técnica e curadora do Paço das Artes, dá no dia 1º de novembro um importante passo na história da instituição. A data marca o lançamento da plataforma digital que reúne todos os artistas, críticos, curadores e membros do júri, que passaram pela Temporada de Projetos desde sua criação em 1996. Batizado de MaPA, o portal dedicado exclusivamente à arte contemporânea teve idealização de Arantes.
Composta por imagens, textos críticos, entrevistas e videos, o MaPA dá também ao visitante a possibilidade de traçar relações entre os artistas, críticos, curadores e jurados.
O lançamento da plataforma também marca inauguração de exposição homônima. Com duração até o dia 7 de dezembro, a mostra revela parcela do arquivo do Paço das Artes, como fotografias da inauguração da primeira sede com presença de Tarsila do Amaral e Di Cavalxanti, registros em fotos e video de montagens de exposições de vernissages, entre outras raridades.
Para Priscila Arantes, o Paço das Artes tem como vocação zelar pela memórria de seu acervo, uma vez que não é um museu no sentido estrito da palavra, por não possuir uma coleção de obras de arte.
“Poderíamos dizer que as ações do Paço das Artes constituem uma espécie de Museu Imaginário, tal como o definiu André Malraux: o acervo do Paço das Artes são os artistas, as atividades, os curadores, críticos, educadores e public que por aqui passaram”, afirmou em nota à imprensa.
Serviço
Exposição Memória Paço das Artes
De 1º de novembro à 7 de dezembro, 2014
Paço das Artes – Cidade Universitária
Entrada Gratuita
Para mais informações, acesse o site do Paço das Artes.
Deixe um comentário