Entre os dias 11 e 22 de novembro a cidade de São Paulo receberá o 23° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade, maior festival dedicado ao movimento LGBTQ da América Latina. Em 2015, o evento apresenta 138 filmes de 27 países, além de teatro, música, leitura dramática, performances e a 1ª Conferência Internacional [SSEX BBOX] & Mix Brasil. Nesta edição, o festival homenageará Suzy Capó, uma das fundadoras do Mix Brasil.
Inédito em São Paulo, o longa Te Prometo Anarquia (México-Alemanha) de Julio Hernández Cordón abre o festival no dia 11. Selecionado para os festivais de Locarno e Toronto e recentemente premiado como melhor longa latino-americano do Festival do Rio, a história da película gira em torno de Miguel, de família de classe média, e Johnny, de bairro humilde, que são skatistas e namorados. Para financiar seu estilo de vida, eles vendem o seu próprio sangue e de sua gangue a clínicas clandestinas, até que um grande trabalho para a máfia dá errado.
Também estão confirmados longas-metragens e documentários premiados recentemente em Festivais Internacionais de Cinema como Berlinale e Frameline, entre outros. Dentre eles, destaque especial para Grandma (EUA), de Paul Weitz, com Lily Tomlin e Laverne Cox; Nasty Baby (EUA), de Sebastián Silva, protagonizado pela atriz Kristen Wiig e ganhador do Teddy Bear de longa-metragem em Berlim; Como Vencer no Jogo (Sempre) (Tailândia/EUA/Indonésia), de Josh Kim, que concorre a uma vaga ao Oscar de melhor filme estrangeiro pela Tailândia; Amor Eterno (Espanha) de Marçal Forés, Margarita com Canudinho (Índia), de Shonali Bose; Histórias de Nossas Vidas (Quênia), de Jim Chuchu, vencedor do Teddy de melhor documentário em Berlim; eTab Hunter – Confidencial (EUA), de Jeffrey Schwarz. Este último é um documentário sobre a vida secreta do grande astro de Hollywood Tab Hunter, que estrelou filmes ao lado de Sophia Loren, Debbie Reynolds e Natalie Wood.
O Festival apresenta nesta edição sua maior seleção de curtas-metragens nacionais, escolhidos entre 370 inscrições. No total, serão exibidos mais de 50 trabalhos brasileiros, sendo 18 curtas em competição. O Mix Festival ainda premiará com o Coelho de Ouro o melhor longa-metragem brasileiro. Os concorrentes, a maioria inédito na capital paulista, são A Paixão de JL, de Carlos Nader, A Seita, de André Antônio, Âncora do Marujo, de Victor Nascimento, Califórnia, de Marina Person, O Animal Sonhado, de Breno Baptista, Luciana Vieira, Rodrigo Fernandes, Samuel Brasileiro, Ticiana Augusto Lima e Victor Costa Lopes, Quase Samba, de Ricardo Targino, Ralé, de Helena Ignez, TupiniQueens, de João Monteiro, Vozeria, de Raphaela Comisso, Yorimatã, de Rafael Saar.
O Mix Brasil ainda dedica parte da programação desse ano a mostra Mundo Mix América Latina, uma seleção especial de 8 longas e vários curtas latino-americanos. Entre os longas estão Grisalhos (Chile), de Claudio Marcone, melhor longa-metragem de estreia do Frameline São Francisco, “O Homem Novo (Uruguai/Chile/Nicarágua), de Aldo Garay, A Visita (Chile), de Mauricio López Fernández (com a presença do diretor), Carmim Tropical (México), de Rigoberto Perezcano, Juntos e Misturados (Cuba/Espanha), de Nicolás Muñoz, Liz em Setembro (Venezuela), de Fina Torres, Mariposa (Argentina), de Marco Berger , e Te Prometo Anarquia.
Esta edição do evento acomodará, no Centro Cultural São Paulo, a primeira Conferência Internacional [SSEX BBOX] & Mix Brasil, com curadoria de Priscilla Bertucci. O evento, uma inédita parceria entre Mix Brasil e [SSEX BBOX], acontece de 17 a 22 de novembro e trará palestras, mesas de debates, e workshops com pesquisadores, ativistas, artistas, trabalhadores sexuais e pessoas que vivenciam questões relativas ao gênero e à sexualidade de forma não convencional.
Os longas e curtas serão exibidos nas seis salas disponíveis no Centro Cultural São Paulo, além do Cine Itaú Augusta e do Cine Sesc. Confira a programação completa clicando aqui
Veja os trailers dos principais filmes do festival:
“Histórias de Nossas Vidas”
“Margarita com Canudinho”
“Como Vencer no Jogo (Sempre)”
“Nasty Baby”
“Te Prometo Anarquia”
“Grandma”
Deixe um comentário