Morre em SP aos 89 anos o crítico teatral Sábato Magaldi

"Membro

Morreu na noite desta quinta-feira (15) aos 89 anos o crítico teatral, jornalista, historiador e professor Sábato Magaldi. Membro da Academia Brasileira de Letras – ABL desde 1995, o acadêmico foi internado no último dia 2, no Hospital Samaritano, em São Paulo, e não resistiu a um quadro grave de septicemia e insuficiência renal. O velório está sendo realizado no Cemitério Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes, onde, às 15h desta sexta-feira (16), terá início a cremação.

Considerado um dos maiores críticos de teatro do País, ao lado de nomes como Décio de Almeida Prado e Bárbara Heliodora, Magaldi foi um dos destaques da edição 93 de Brasileiros, de abril de 2015, ocasião em que foi lançada a compilação Amor ao Teatro (Edições Sesc), um catatau de mais de 1,2 mil páginas contendo quase 800 criticas reunidas por sua mulher, a escritora Edla Van Steen. Leia a reportagem na íntegra e veja uma galeria de fotos extraídas da obra.

Por meio de nota publicada hoje no site da ABL, o presidente da instituição, Domício Proença Filho, lamentou a perda do colega: “Poderia assegurar, a respeito de Sábato, tratar-se de um acadêmico que era o próprio teatro na ABL. Para nós, há que lamentar a  perda e, para o teatro, o desaparecimento de um de seus mais brilhantes representantes”, afirmou o professor.

MAIS

Leia comentário publicado pelo dramaturgo Aimar Labaki em sua página no Facebook sobre a perda de Sábato Magaldi   

“Morreu Sábato Magaldi. Para as novas gerações seu nome e o de Décio de Almeida Prado são apenas referências bibliográficas distantes, sobre um assunto que não anda muito em voga: História do Teatro Brasileiro. Difícil fazer compreender a quem não viveu a época em que ambos publicavam o misto de respeito e afeto que cercava suas figuras.  Sábato e Décio eram críticos pedagogos, mestres autodidatas, que criticavam sem perder de vista o processo de quem estava produzindo, e escreviam tentando formar os espectadores. Eram vistos como companheiros de jornada, mas também com uma certa reverência. Relação que hoje se diria autoritária, mas que à época era apenas natural, dadas as circunstâncias. O que o movia era o amor – amor ao teatro e amor às pessoas, não fosse o grande proseador que era. Conversar com Sábato, mais que um aprendizado, era um grande prazer. Deixa uma grande obra publicada incontornável – e outra, submersa. Um diário que manteve durante todos os anos de crítica. Obra que merece ser depositada em alguma biblioteca, nem que seja para só ser aberta daqui a 50 anos, para não ferir os sentimentos dos descendentes de algumas das personagens ali acompanhadas. Por que Sábato era um homem de teatro, e como tal sabia que palco e rua eram inseparáveis. Mineiro, de charme insuspeitado por trás da timidez e formalidade aparentes, Sábato teve por quase metade da vida uma grande companheira, Edla van Steen, escritora talentosa, intelectual de brilho próprio – e uma das mulheres mais bonitas que este País já viu. Com ele, como disse Kil Abreu, ‘fecha-se ao menos em termos cronológicos (mas não de influência) o ciclo da crítica ao teatro moderno no Brasil’. Ficamos todos um pouco órfãos. Mesmo aqueles que nem conhecem ainda seu nome, mas sabem que seu destino passa por duas tábuas e uma paixão.”

Confira abaixo alguns dos principais títulos de Sábato Magaldi

Panorama do Teatro Brasileiro (Global Editora)
Iniciação ao Teatro (Editora Ática)
O Cenário do Avesso (Editora Perspectiva)
Um Palco Brasileiro – O Arena de São Paulo (Editora Brasiliense)
Nelson Rodrigues – Dramaturgia e Encenações (Editora Perspectiva)
O Texto no Teatro (Editora Perspectiva)
As Luzes da Ilusão (em parceria com Lêdo Ivo – Global Editora)
Moderna Dramaturgia Brasileira (Editora Perspectiva)
Depois do Espetáculo (Editora Perspectiva)
Teatro da Obsessão – Nelson Rodrigues (Editora Global)
Teatro da Ruptura – Oswald de Andrade (Editora Global)
Teatro de Sempre (Editora Perspectiva)
Cem Anos de Teatro em São Paulo (em colaboração com Maria Thereza Vargas – Editora Senac)
Teatro Completo (Edição da obra de Nelson Rodrigues – Editora Global, vários volumes)
Amor ao Teatro (Edições Sesc)


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.