Alunos de SP vão escolher disciplinas em 2016, diz jornal

Foto: Gustavo Gargioni/Especial/Fotos Públicas
Foto: Gustavo Gargioni/Especial/Fotos Públicas

A rede de ensino estadual de São Paulo, que atende 1,9 milhão de estudantes, irá mudar o currículo do ensino médio em 2016. Segundo informações obtidas pelo jornal O Estado de S. Paulo, a Secretaria de Educação planeja implementar a maior parte do curso em disciplinas optativas, nas quais o aluno poderá selecionar quais matérias mais lhe interessarem. A proposta será iniciada em um número restrito de escolas para depois avançar para toda a rede.

Segundo o jornal, o plano vai ser aplicado no 2º e 3º ano, quando o estudante poderá escolher sua grade curricular. O 1º ano se mantém com o currículo fechado.

O plano está sendo concluído e será avaliado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE) no segundo semestre. A secretaria não revela detalhes sobre a proposta, mas disse ao Estadão que haverá oferta de disciplinas fora da grade tradicional, como Teatro, prática de Ciência e Moda. 

As escolas que implementarão o plano serão escolhidas por adesão ao projeto. Ainda segundo o jornal, há na pasta a preocupação de que o modelo “trave” se for iniciado em um número grande de escolas.

Uma crítica frequente ao ensino médio é a falta de compatibilidade da grade curricular com as intenções de carreira do jovem. Com a implementação do plano, o aluno poderá selecionar as matérias das quais se identifica.

Greve
A maior greve de professores estaduais de São Paulo desde 1989 já chega a 86 dias. 

Os professores reclamam que o governo não abre negociação, e a resposta é que a data-base da categoria será apenas em julho. De acordo com a presidenta do sindicato, a adesão diminuiu nas últimas semanas, mas, ainda assim, cerca de 30% da categoria representam numericamente algo significativo, em torno de 230 mil professores.

a Secretaria Estadual da Educação disse que já foram realizadas neste ano oito reuniões de negociação com a Apeoesp e que garantiu a construção de uma nova política salarial com data-base em julho, além de outros benefícios aos docentes. Na última gestão, informa a Scretaria, foram concedidos 45% de aumento em quatro anos e consolidados os mecanismos de promoção por mérito e desempenho.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.