A educadora Neca Setubal lançou o livro Educação e Sustentabilidade – Princípios e valores para a formação de educadores, pela Editora Periópolis, nessa quarta-feira (17), em São Paulo. A publicação propõe um novo modelo de escola e de currículo, mais articulados ao mundo atual. “Estamos com uma educação muito precária, distante das questões contemporâneas. Os jovens estão evadindo a escola porque não têm interesse. Esse é o nosso desafio”.
No dia do lançamento, uma comissão especial na Câmara dos Deputados aprovou o relatório da PEC 171/1993, que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos em casos de crimes violentos. Sobre a questão, Neca diz não concordar com a medida. “Temos que discutir questões de preconceito racial, de gênero, de quem mora na periferia. O diálogo e o reconhecimento das diferenças é fundamental. É por aí que temos que trabalhar”.
A ex-senadora Marina Silva, cuja campanha à Presidência foi coordenada por Neca, esteve presente no lançamento. Para ela, a redução da maioridade penal não resolverá o problema da violência. “O caminho não é criminalizar a infância e a adolescência. Precisamos de medidas de recuperação que sejam adequadas e que dêem sustentação para que essas crianças tenham igualdade de oportunidades – e isso acontece com educação”.
Sobre a criação do partido Rede, Marina está confiante de será aprovada. “Já temos 56 mil assinaturas que foram entregues. O relator acolheu que o nosso processo teria continuidade, e agora estamos esperando a decisão da Justiça. É só uma questão de tempo, porque os servidores estão em greve. Mas a posição do relator foi de reconhecer a legitimidade do nosso processo”. Marina não descarta uma nova candidatura. “Estou discutindo sinceramente qual será a natureza da minha contribuição. Quero criar uma ferramenta política que ajude a atualizar a política na realidade difícil da crise política que o Brasil vive”.
Deixe um comentário