Final de semana deve ser o mais frio do ano, com temperaturas negativas, geadas e chance de neve

Podem ocorrer geadas no Sudeste e Sul do Brasil. Foto: EBC
Podem ocorrer geadas no Sudeste e Sul do Brasil – Foto: EBC

Uma onda de frente fria polar deve proporcionar o final de semana mais frio do ano, principalmente nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Na última madrugada, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná registraram temperaturas negativas. A cidade São Paulo registrou a madrugada mais fria do ano, em Parelheiros, extremo sul da capital, onde os termômetros bateram em 2,4°C. 

Para o final de semana a previsão não é muito animadora para quem não gosta de frio. A atuação de uma grande e forte massa de ar frio de origem polar e noite de pouca ou nenhuma nebulosidade vão facilitar a acelerada queda da temperatura principalmente nas regiões Sudeste e Sul. 

Na cidade de São Paulo, a mínima pode chegar a 4°C na região central de acordo com a Clima Tempo. Em áreas mais afastadas, podem ocorrer formações de geada. No Paraná, o frio deve continuar pelo menos até domingo, quando Curitiba pode registrar temperatura negativa. 

Santa Catarina terá o inverno mais frio dos últimos anos. Segundo a Central RBS de Meteorologia, dias gelados, chuvas frequentes, nebulosidade, geada e chance de neve devem ser protagonistas na estação. Na última sexta feira (10),  ao menos 44 cidades registraram temperaturas negativas. A cidade de Urupema bateu -7,2°C. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mínima de -5ºC e máxima de 21ºC para a Região Sul e mínima de -1ºC, com máxima de 30ºC, para a Região Sudeste. No Sul do País, estão previstas geadas. Também há risco potencial de geada nos Estados de Minas Gerais e São Paulo.

No Rio de Janeiro,  a frente fria também trouxe ressaca. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, até domingo (12), as ondas podem chegar a 3,5 metros. Os termômetros não devem passar de 11ºC no fim de semana. 

O frio também chegou ao Centro-Oeste. A previsão para a região é de que a mínima chegue a 4ºC, além de chuvas em áreas isoladas.

La Niña

O meteorologista Mamedes Melo, do Inmet, explicou que, com a aproximação do inverno, é comum a ocorrência de massa de ar polar na Região Sul nesta época do ano. Só que ela está mais fria, fazendo cair a temperatura até abaixo de zero, inclusive oferecendo condição para ocorrência de neve por causa do fenômeno climático conhecido como La Niña (esfriamento das equatoriais do Oceano Pacífico) ter sido mais forte este ano.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.