Inimigo íntimo: Easy Taxi lança serviço parecido com o Uber em SP

Foto: Reprodução/IDG
Foto: Reprodução/IDG

Um dos principais aplicativos de táxi do Brasil, o Easy Taxi está prestes a entrar em um território considerado inimigo por muitos taxistas: o serviço de caronas pagas com carros particulares, popularizado no mundo pelo Uber.

Até o final do mês, o Easy Taxi lança em São Paulo a Easy Go, uma plataforma parecida com o Uber que a empresa já adota em outros países, como Peru, Colômbia e México, desde 2013. A novidade do app chega agora à capital paulista após a publicação de um decreto do prefeito Fernando Haddad (PT) regulamentando a categoria em maio deste ano.

Questionado sobre uma possível reação negativa por parte dos taxistas parceiros, o CEO da Easy Taxi no Brasil, Fernando Matias, afirmou que as reações foram mistas. “Já esperávamos reações negativas e elas aconteceram. Alguns taxistas reclamaram e outros se descredenciaram do app. Mas, por outro lado, tivemos casos de taxistas que tinham se descadastrado e voltaram atrás e outros que apoiaram a novidade logo de cara”, diz o executivo, que destaca anda que a empresa vem conversando com os taxistas sobre a novidade há algum tempo.

Em vídeo publicado que funciona como uma espécie da “carta aberta” do Easy Taxi para os taxistas parceiros, Matias explica que a decisão de lançar o Easy Go tem o objetivo de “recuperar os passageiros que perdemos para esses novos concorrentes” e afirma que o serviço de táxi continuará sendo fundamental para a empresa.

Mais opções

O Easy Go funcionará dentro do aplicativo já existente da Easy Taxi, que agora terá três opções diferentes de transporte: táxi comum, táxi preto (Easy Plus) e carro particular (Easy Go). “A grande vantagem que vemos no nosso serviço é que temos um portfólio de opções diferentes para o usuário poder escolher o que ele quiser, o que for melhor para ele no momento”, explica Matias.

Corridas compartilhadas

Assim como já acontece nas corridas de táxi com o Easy Taxi, os usuários do Easy Go também poderão solicitar corridas compartilhadas com outras pessoas por meio do Easy Share, recurso parecido com o Uber Pool.

Pagamentos

Ao contrário da maioria dos aplicativos desse segmento, o Easy Go traz métodos variados de pagamento, incluindo cartão de crédito via app, cartões de débito e crédito pela “maquininha” e dinheiro. Recentemente, o Uber iniciou um programa piloto com pagamento via dinheiro em três cidades brasileiras: Recife, Salvador e Fortaleza.

Taxas menores

Outra boa notícia, mas para os motoristas parceiros, é que a Easy Taxi promete uma taxa de cobrança menor para os motoristas: 20% de cada corrida em vez dos 25% cobrados pelo Uber na categoria Uber X – o Uber Black, modalidade de luxo (e mais cara), possui uma taxa menor: 20%.

Como permite várias formas de pagamento, a Easy Taxi venderá créditos para os taxistas como uma forma de cobrar a taxa de 20% para as corridas que não forem pagas diretamente via cartão de crédito dentro do aplicativo. Inicialmente, essa venda acontecerá apenas via e-commerce, mas em breve a empresa ampliará essa comercialização para pontos físicos, como lojas de conveniências, padarias e supermercados, por exemplo.

Apesar de não abrir os números, a Easy Taxi disse que registrou em apenas dois dias o dobro do seu objetivo inicial de cadastros para lançar o serviço em São Paulo. Ainda sem data específica de chegada, o Easy Go deve ser liberado já na próxima semana ou, no máximo, até o final de julho, explica Matias.

*IDGNow! é marca registrada da IDG (International Data Group), licenciada exclusiva no Brasil pela DigitalNetwork!Brasileiros, divisão de mídia digital da Brasileiros Editora​

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.