Manifestantes protestaram contra a redução da maioridade penal na noite desta terça-feira (7), em São Paulo. O ato reuniu 8 mil pessoas, de acordo com a organização.
A multidão se reuniu às 17h30 no vão livre do Masp, na Avenida Paulista, e caminhou por toda a faixa da Avenida Paulista no sentido da Rua da Consolação até a Praça Roosevelt, no centro da capital. O ato se encerrou às 20h.
Com grande maioria de participantes jovens, a manifestação contou também com integrantes de diversos partidos e movimentos, como PCO, PCB, UNE, Associação Nacional de Estudantes Livre e o grupo Juntos!, do PSOL. No ato também houve palavras de ordem contra o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), e pela desmilitarização da polícia.
A PM acompanhou os manifestantes durante todo o protesto, que ocorreu de forma pacífica. Assim que avistaram os policiais, boa parte das pessoas gritavam: “Não acabou, tem que acabar, eu quero o fim da Polícia Militar”. Por volta das 19h, o batalhão de choque caminhou ao lado do grupo, mas não houve ação repressiva.
A PEC 171, que prevê a diminuição da idade penal, foi aprovada em primeiro turno de votação na Câmara dos Deputados. O texto passará por uma segunda votação para então ir ao Senado.
Manifestações contra a redução da maioridade penal aconteceram em outras cidades do Brasil, como Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília.
Deixe um comentário